No mês de maio, a OpenAI lançou a novidade que a rede inteira ainda está comentando: o GPT-4o. Como a gente já falou por aqui, a versão promete um aprimoramento nas capacidades do ChatGPT, e ser um progresso na relação do ser humano com a inteligência artificial. Então, se ainda não descobriu tudo o que dá para fazer, confira os 10 melhores usos do GPT-4o do ChatGPT.
A princípio, o GPT-4o tem o objetivo de tornar o ChatGPT “mais inteligente”, fácil de usar e acessível a todas as pessoas usuárias, mesmo quem não tem a assinatura paga. Para estas, há recursos da versão aprimorada, ainda que um mais limitados. Entre as funcionalidades que a IA generativa traz, temos a análise avançada de entradas visuais, resolução de equações matemáticas complexas e a interpretação de expressões faciais.
LEIA MAIS: 5 ferramentas para visualizar versões antigas de qualquer site
Desde o seu lançamento, as pessoas vêm encontrando formas criativas de usar a tecnologia, a partir das demonstrações da própria OpenAI. Veja algumas delas.
Um dos melhores usos do GPT-4o é a análise de dados
Só para ter uma ideia, o GPT-4o demonstrou a capacidade de processar planilhas e realizar análises de dados em apenas 30 segundos. Isso permite que, com alguns cliques, seja possível transformar dados brutos em estratégias. Desta forma, a ferramenta pode ser bastante útil para gerar tabelas, gráficos e resumos estatísticos. Quem pode se beneficiar disso? Todo mundo, sobretudo quem atua com a análise de dados.
Criação de modelos 3D
O GPT-4o também é capaz de gerar modelos 3D somente a partir de mensagens de texto. E o tempo é o mesmo da geração de dados, ou seja, menos de 30 segundos. Para quem isso serve? Uma função particularmente útil para quem precisa criar protótipos, pois permite a criação e visualização de modelos detalhados sem algum software especializado. Menos ainda, conhecimento técnico extenso.
Transcrição de textos históricos
Como possui funções avançadas de reconhecimento de imagens, outro dos melhores usos do GPT-4o é transcrever escritos antigos. Só para exemplificar, pessoas usuárias relataram ter feito isso com documentos do ano de 1800. Assim, fica muito mais fácil converter documentos históricos para formatos digitais, algo muito importante na arqueologia e biblioteconomia, por exemplo.
Análise de expressões faciais também é um dos melhores usos do GPT-4o
Mais uma vez, o recurso de reconhecimento de imagens consegue interpretar rostos e expressões faciais com detalhes. A partir disso, descrever detalhadamente o estado emocional da pessoa ou a emoção que seu rosto transmite em geral. Inclusive, isso pode ser até divertido, né?
Tradução em tempo real
Ok, a gente já tem tradutores, como o Google Translator, mas o GPT-4o consegue realizar traduções em tempo real para vários idiomas. Na prática, a função facilita a comunicação e interação em diferentes contextos linguísticos, justamente por permitir que as pessoas recebam traduções instantâneas.
Cálculos matemáticos
O menininho que pediu ajuda à Alexa para resolver seus exercícios vai adorar este que é um dos melhores usos do GPT-4o! Se o ChatGPT recebia críticas pela incapacidade de realizar operações matemáticas simples, sua versão aprimorada apresenta capacidades de raciocínio. Assim, pode responder a perguntas matemáticas complexas com maior precisão.
Além disso, oferece explicações detalhadas dos passos necessários para resolver esses problemas.
Gerar seus próprios videogames
Olha essa! Segundo o Euronews, um usuário chamado Álvaro Cintas usou o GPT-4o para gerar código Python de um videogame funcional, o ‘Breakout’. Para isso, partiu de uma captura de tela do jogo e a simples pergunta: “Você pode codificar isso em Python, por favor?”. Daí, teve os comandos necessários para configurar um game.
As funções de assistência visual são um dos melhores usos do GPT-4o
Ponto para a IA no que toca à acessibilidade! Graças às capacidades avançadas, o GPT-4o pode tornar o mundo mais acessível para pessoas com baixa visão ao oferecer assistência visual em tempo real. Afinal, a tecnologia pode descrever o ambiente, identificar objetos e ler texto, o que facilita a navegação e a interação.
Programação
Desenvolvedores, talvez, não gostem tanto, mas o GPT-4o tem funcionalidades avançadas de codificação. Só para ter uma ideia, alguns usuários o utilizaram com sucesso para diversas tarefas de programação. Por exemplo, gerar código para o Facebook Messenger e clonar sites em questão de segundos. Bonito? De forma alguma! Certo, menos ainda!
Outro exemplo é o de uma pessoa que gerou código HTML e CSS para uma página da web baseando-se em um desenho do design da página.
LEIA MAIS: 10 truques escondidos do iPhone e que você pode não conhecer
Produtividade
Por fim, Sam Altman, CEO da OpenAI, afirma que usa o GPT-4o como assistente pessoal para melhorar sua produtividade. Em vez de mudar de aba e interromper seu fluxo de trabalho, ele confia na IA para obter respostas instantâneas, o que o ajuda a manter o ritmo.
E você, conseguiu aplicar algum dos usos do GPT-4o na sua vida cotidiana? No que esta IA te ajuda nas suas tarefas?
0 comentários