A OpenAI anunciou recentemente o lançamento do SearchGPT, a nova ferramenta de pesquisa da empresa criadora do ChatGPT, e que quer mudar o jeito como buscamos informações online.
Mas, será mesmo que isso é real? Bom, vamos saber alguns detalhes dos recursos do SearchGPT, a data de lançamento e como ele funciona.
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O que é o SearchGPT?
O SearchGPT é um recurso de pesquisa desenvolvido pela OpenAI, projetado para fornecer respostas rápidas e precisas a perguntas, extraídas de fontes da web.
A interface do SearchGPT lembra a plataforma de chatbot ChatGPT da OpenAI. Nela, os usuários digitam uma consulta e recebem informações, imagens e links para fontes relevantes.
Além disso, permite perguntas de acompanhamento e explorações adicionais em uma barra lateral.
Data de lançamento
O SearchGPT está sendo lançado inicialmente para um grupo restrito de usuários e publishers, mas já com planos de expansão futura.
Inclusive, a OpenAI disponibilizou uma lista de espera (veja aqui) para os interessados em experimentar a ferramenta.
Funcionamento do SearchGPT
O SearchGPT é alimentado por modelos da OpenAI, incluindo o GPT-4 e GPT-4o. Esses modelos já são bem conhecidos por suas capacidades avançadas de processamento de linguagem natural, o que deve possibilitar ao SearchGPT fornecer respostas precisas e contextualizadas.
Outra característica do SearchGPT é sua capacidade de considerar a localização do usuário em algumas pesquisas. Assim, por exemplo, ao buscar por restaurantes próximos ou previsão do tempo, o SearchGPT utiliza informações gerais de localização para melhorar a precisão dos resultados.
Os usuários também têm a opção de compartilhar informações de localização mais precisas através do menu de configurações.
Parceria com editores/publishers
Uma das boas notícias para o ecossistema digital é que a OpenAI está trabalhando com editores para garantir que o conteúdo apareça de forma justa e atribuída nos resultados de pesquisa do SearchGPT.
Deste modo, a ferramenta promete citar e vincular as informações fornecidas às fontes originais, com atribuição clara e nomeada. Esse aspecto é importante, pois o diferencia de alguns concorrentes que têm sido criticados por plágio e falta de atribuição, que vem prejudicando principalmente os pequenos veículos de mídia.
Principais concorrentes
O SearchGPT, ainda que novo, planeja disputar por uma fatia do mercado dominada por outros concorrentes, como:
Para a maioria, é indiscutível que o Google é o líder no mercado de buscas, e isso é comprovado por números, já que o buscador conta com mais de 90% de participação.
Seu algoritmo avançado e vasto índice de páginas o tornam uma referência global para encontrar informações online. Apesar disso, algumas atualizações recentes foram muito criticadas e levaram a resultados polêmicos.
Bing
Desenvolvido pela Microsoft, o Bing é uma alternativa ao Google. Embora não tenha a mesma fatia de mercado, ele oferece recursos interessantes, como integração com o Windows e resultados visuais.
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Perplexity
A startup Perplexity também entrou na corrida das buscas, mas enfrentou críticas por supostamente plagiar conteúdo em seus resumos gerados por IA.
Enfim, de qualquer forma, o SearchGPT está se esforçando para fornecer respostas rápidas e precisas, combinando as capacidades conversacionais de seus modelos com informações em tempo real da web. Além disso, está prometendo mostrar claramente as fontes de informações para que os usuários possam conferir pessoalmente.
Trata-se de uma competição acirrada, mas a diversidade de opções beneficia os usuários em sua busca por conhecimento. E você, vai se render ao novato?
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