No Naver 1784, o maior centro de testes de robótica do mundo, cerca de 100 robôs de serviço são responsáveis por atender clientes no Starbucks. Localizado na sede da empresa sul-coreana Naver, em Seongnam, este espaço é um campo de provas para avanços em robótica, inteligência artificial e serviços em nuvem.
Tecnologia de ponta no Naver 1784
Inaugurado em 2022, o edifício de 36 andares abriga o conceito de “edifício de convergência tecnológica” da Naver. Lá, o robô autônomo Rookie é a estrela do local, sendo responsável por servir bebidas, entregar pacotes e almoços. Utilizando a plataforma AI, Robot, and Cloud (ARC), os robôs da Naver funcionam com inteligência baseada em nuvem e rede 5G.
LEIA MAIS: ChatGPT é confiável para resumir textos? Não totalmente, mas dá para melhorar!
Como funcionam os robôs
Rookie, equipado com compartimentos para transporte, se desloca entre os andares com a ajuda do Roboport, um elevador dedicado aos robôs. Além disso, auxiliando Rookie está o Ambidex, um robô de braços duplos projetado para interações seguras e tarefas de alta precisão, como servir clientes no Starbucks.
O sistema ARC permite que múltiplos robôs operem simultaneamente, conectados a uma rede de ultra baixa latência. O ARC eye oferece navegação precisa em ambientes internos, enquanto o ARC brain gerencia o planejamento e a execução das tarefas dos robôs em tempo real. Como resultado, esta tecnologia reduz custos de produção e manutenção, além de otimizar o consumo de energia. Veja outro vídeo abaixo:
LEIA MAIS: Por que cerveja gelada é a melhor? Saiba o motivo segundo a ciência!
Transformando a experiência de consumo
Os robôs do Naver 1784, além de automatizar os serviços, também possibilitam testar diariamente novas funcionalidades, para o desenvolvimento de novas atualizações contínuas. Segundo a Naver, a interação natural entre humanos e robôs é um dos focos principais da pesquisa, que quer popularizar os robôs de serviço e integrá-los ao cotidiano.
A Naver aposta que seu sistema avançado tornará os robôs de serviço comuns em diversos setores. Afinal, a utilização da nuvem para processar dados e controlar os robôs permite uma operação eficiente, independentemente do tamanho dos dispositivos.