Retrospectiva: 11 descobertas científicas mais incríveis de 2023!

por Luciana Gomides
| Em 27/12/2023 às 19:41

Estamos na reta final do ano e, portanto, surgem as retrospectivas, especialmente sobre o que foi mais notável no mundo, seja em tecnologia, seja na ciência em geral. Por isso, trazemos as descobertas científicas mais incríveis de 2023.

Para exemplificar os avanços científicos e tecnológicos, temos a aprovação de uma vacina contra a dengue e também a ida da primeira mulher à Lua!

LEIA MAIS: 9 ameaças online que devem ganhar força em 2024

1. Xô, Dengue! Anvisa aprova vacina Qdenga

Para os brasileiros, sem dúvidas, uma das descobertas científicas mais incríveis de 2023. Em março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o sinal verde para a vacina Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda.

Desenvolvida para prevenir a dengue, a vacina inicialmente abrange quatro sorotipos do vírus, oferecendo proteção abrangente para faixas etárias entre quatro e 60 anos. Essa novidade permite uma utilização mais ampla em comparação com a vacina anterior, Dengvaxia.

2. Sonda Cassini revela Fósforo em Encélado

A sonda Cassini, da NASA, detectou a presença de fósforo nos gêiseres de Encélado, uma lua de Saturno. Esse elemento é vital para a vida, o que impulsiona principalmente a possibilidade de Encélado ser habitável. Essa descoberta, inegavelmente, expande nossos horizontes sobre os mundos além da Terra.

3. Sonda Chandrayaan-3 pousa no Polo Sul

Outra das descobertas científicas incríveis de 2023 foi o pouso de uma sonda indiana na Lua. Em agosto, a Índia se tornou a primeira nação a pousar um dispositivo do tipo, a Chandrayaan-3, no polo sul lunar.

A princípio, a missão visa explorar a cratera Manzinus C, uma área estratégica para buscar água na Lua. Com instrumentos científicos avançados, a sonda promete desvendar segredos da superfície lunar.

4. Primeira mulher na Lua é mais do que uma das descobertas científicas incríveis de 2023

Sem dúvidas, a prova de que o lugar da mulher é também na ciência e no espaço! A astronauta Christina Koch se prepara para fazer história ao se tornar a primeira mulher a caminhar na Lua.

A missão Artemis III, prevista para 2025, marca o retorno humano à Lua após mais de 50 anos. A expedição destaca, principalmente, a importância da exploração espacial e do avanço da igualdade de gênero nesse campo.

5. Novo genoma humano

Em maio, o consórcio Human Pangenome Reference divulgou um novo genoma humano de referência. Esse avanço, inicialmente, considera maior diversidade étnica e racial, prometendo impulsionar descobertas médicas. Isso ocorre por reconhecer as particularidades genéticas de diferentes grupos, contribuindo para avanços na medicina.

6. A menopausa em chimpanzés foi uma das descobertas científicas incríveis de 2023

Também neste ano, cientistas observaram chimpanzés passando pela menopausa, uma característica até então rara entre os mamíferos. Essa descoberta levanta questões sobre a evolução e benefícios adaptativos desse fenômeno, assemelhando-se ao papel das baleias mais velhas na criação dos mais jovens, por exemplo.

7. Origem da Vida em fósseis australianos

Fósseis australianos também revelaram formas de vida chamadas de eucariotos, datadas de 800 milhões a 1,6 bilhão de anos. Essa descoberta oferece novas perspectivas sobre a origem da vida na Terra e destaca a importância dos eucariotos em nossa linhagem evolutiva.

8. Perucetus Colossus: maior que a Baleia-Azul?

Embora já extinta há 37 milhões de anos, a baleia Perucetus colossus surpreendeu os cientistas ao rivalizar em tamanho com a baleia-azul moderna. O mamífero tinha impressionantes 20 metros de comprimento e pesava 340 toneladas. Inegavelmente, uma das descobertas científicas incríveis de 2023, que redefine nossa compreensão dos maiores animais que já habitaram o planeta.

9. Comunicação pelo pensamento

Será o início da telepatia? Um protótipo de implante cerebral capaz de decodificar ondas cerebrais em palavras e frases foi apresentado em 2023. Embora gere debates éticos, essa tecnologia promete melhorar significativamente a comunicação de pessoas com problemas na fala.

LEIA MAIS: Música pode mudar o sabor do chocolate, descobrem cientistas – Entenda!

10. Ondulações no tempo-espaço

Em junho, o North American Nanohertz Observatory for Gravitational Waves anunciou a detecção de ondas gravitacionais de baixa frequência. Essas ondas são inicialmente originadas da interação entre buracos negros supermassivos, o que pode validar a Teoria da Relatividade de Einstein e abrir novos horizontes na compreensão do tempo-espaço.

11. Fusão nuclear

Em outubro, o dispositivo de fusão JT-60SA alcançou sucesso ao gerar seu primeiro plasma. Esse tokamak supercondutor, uma colaboração entre o Japão e a União Europeia, representa um passo importante na pesquisa para obter energia por fusão nuclear, buscando soluções sustentáveis para as demandas energéticas futuras.

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: ciência

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários