No mês passado, o Google assustou pessoas usuárias com a retirada de 17 recursos do Google Assistente. Por exemplo, gerenciar livros de receitas ou controlar audiolivros pelo Google Play Livros. Por outro lado, tem pelo menos sete outras funções que continuam ali. E, acredite, fazem a maior diferença no seu dia-a-dia!
O que é o Google Assistente?
LEIA MAIS: Agora você poderá apagar pessoas de fotos com o Windows
Se nunca usou o Google Assistente, está na hora de conhecê-lo! Em resumo, trata-se de um serviço de voz inteligente que permite às pessoas usuárias interagir com seus dispositivos e aplicativos. Isso é feito por meio de comandos de voz naturais.
A partir daí, a ferramenta consegue realizar diversas tarefas, por exemplo:
- pesquisar na internet
- controlar dispositivos domésticos inteligentes
- reproduzir músicas e podcasts
- agendar compromissos
- enviar mensagens
- traduzir idiomas
Para realizar estas tarefas, o Google Assistente aprende com o uso e as preferências dos usuários. Assim, é capaz de fornecer respostas e sugestões relevantes.
Ou seja, o recurso facilita bastante a vida quem a utiliza, sobretudo por oferecer uma experiência personalizada e conveniente. Vale lembrar que o programa se integra a outros serviços e plataformas do Google, como Gmail, Google Fotos, Google Maps, Google Agenda e YouTube.
Quais recursos do Google Assistente vale conhecer?
“Ok, Google”, vamos aprender a usar a ferramenta? Abaixo, apresentamos 7 funções do Google Assistente que, de repente, você nem esteja usando como deveria.
1. Lembrete de compromissos
O Google Agenda faz isso, mas um dos recursos do assistente é, justamente, ativar lembretes para compromissos importantes. Inicialmente, a duas formas de ativar:
- Iniciar a ferramenta e, em seguida, falar “Definir um lembrete”. Depois, inserir as informações manualmente
- Dar as ordens de forma direta. Por exemplo, “Ok, Google, me lembre de ligar para o cliente na segunda-feira, às três horas da tarde”
Por fim, você também pode pedir para verificar compromissos que marcou no Google Agenda.
2. Ler notícias
Nem sempre dá para parar e ler as notícias do dia, né? Mas, é preciso se informar e, aqui, temos mais um dos recursos do Google Assistente. Com a plataforma, você pode ouvir as notícias mais recentes do Brasil e do mundo com apenas um comando de voz.
Para isso, basta escolher o tema ou a fonte que deseja ouvir e, a partir disso, controlar a reprodução com comandos simples. Ademais, consegue salvar os sites preferidos nas configurações. Assim, o assistente as lê automaticamente quando você pedir as notícias. Para fazer isso, siga estes passos:
- Abra as configurações do seu telefone e toque em “Google”.
- Toque em “Configurações de apps do Google” e depois em “Pesquisa, assistente e voz”.
- Toque em “Google Assistente” e depois em “Você”.
- Toque em “Notícias” e marque as fontes que você gosta com o ícone de estrela.
3. Um dos recursos do Google Assistente é a tradução e interpretação
Naqueles momentos de desespero em um país de idiomas diferentes, a plataforma socorre com a função de tradução. O Google Assistente tem o modo intérprete, que traduz o que você fala em tempo real. Para usar, basta fazer o seguinte:
- Primeiro, abra o Google Assistente e peça uma tradução, por exemplo: “Traduza do francês para o português”.
- Ou diga: “Ativar o modo intérprete” e, daí, escolha os idiomas que quer traduzir.
- Por fim, toque no ícone de microfone e fale o que você quer interpretar.
Mas, não se esqueça de falar de forma clara para que o Google Assistente entenda você.
LEIA MAIS: ‘Rotas Visíveis’ é a grande novidade do Google Maps – Conheça o recurso!
Outras funções do Google Assistente
Além de tudo isso que listamos, os recursos do Google Assistente te ajudam, ainda, a saber desde a temperatura local até reproduzir uma música que gostou. Veja:
- Para saber a temperatura atual ou a previsão do tempo, diga “Ok, Google” e pergunte “Quantos graus vai fazer hoje?”, “Quantos graus vai fazer amanhã?” ou, por exemplo, “Quantos graus vai fazer em Madri?”.
- Se quiser saber a idade da Google Assistente ou interagir com a plataforma de forma divertida, diga “Ok, Google” e pergunte “Quantos anos você tem?”. Ou, “Você gosta de música?”. Mas, cuidado com o tipo de pergunta que vai fazer, hein?
- Caso precise descobrir que horas são em qualquer lugar do mundo, diga “Ok, Google” e pergunte “Que horas são?” ou, para ser mais específico, “Que horas são em Tóquio?”.
- Para identificar uma música que esteja tocando ou que ficou grudada na cabeça, diga “Ok, Google” e pergunte “Que música é essa?”. Para ajudar o assistente, pode tocar, cantarolar ou assobiar a canção e, assim, a plataforma possa reconhecer.
- Ainda sobre as músicas, se quer reproduzir uma música que encontrou, escolha um app de streaming como o Spotify ou o YouTube Music. Para isso, vá em “Configurações”, “Google”, “Configuração de apps do Google”, “Pesquisa, assistente e voz”, “Google Assistente”, “Serviços” e “Música”. Cadastre o app de sua preferência.
Viu quantos recursos do Google Assistente podem te ajudar no dia-a-dia? E você, usa algum deles?