Os radares Doppler são uma nova geração de equipamentos utilizados para fiscalizar a velocidade nas estradas. Diferentemente dos radares fixos convencionais, que medem a velocidade por meio de sensores no asfalto, essa tecnologia utiliza a medição de ondas eletromagnéticas para identificar motoristas acima do limite antes mesmo de eles passarem pelo equipamento.
Além disso, os radares Doppler podem detectar outras infrações de trânsito, representando uma grande ajuda na segurança do trânsito. Entenda tudo em detalhes!
LEIA MAIS: A hipnose é real ou truque? Entenda o que diz a ciência!
Funcionamento dos radares Doppler
Esses radares utilizam o efeito Doppler para medir a velocidade dos veículos. Este efeito ocorre quando há uma mudança na frequência das ondas eletromagnéticas refletidas por um objeto em movimento.
No caso dos radares, o aparelho emite ondas contínuas que, ao serem refletidas pelos veículos, sofrem alterações de frequência. Essa variação permite calcular a velocidade com precisão.
Além disso, os radares Doppler possuem um alcance de até 100 metros e podem monitorar até quatro faixas simultaneamente, sem a necessidade de obstruir vias para instalação de sensores físicos, o que facilita a implementação e a manutenção desses equipamentos.
Diferenças entre radares Doppler e radares convencionais
Os radares convencionais, geralmente, utilizam sensores físicos instalados no asfalto, para medir a velocidade dos veículos. Esse método requer intervenções na via e também precisa de manutenção, resultando em períodos de bloqueio nas vias. Além disso, os radares tradicionais têm um alcance limitado e podem ser menos precisos em condições adversas.
Por outro lado, os radares Doppler oferecem algumas vantagens, incluindo a detecção de múltiplas infrações além da velocidade, como uso de celular ao volante, conversão proibida, avanço de sinal vermelho e estacionamento irregular.
Impacto dos radares Doppler no Brasil
Atualmente, esses dispositivos estão presentes em 24 estados, monitorando cerca de 1.700 faixas de trânsito com aproximadamente 730 equipamentos em operação.
LEIA MAIS: Bill Gates, Elon Musk e mais! Veja os hobbies dos bilionários da tecnologia
Na cidade de São Paulo, por exemplo, existem sete dispositivos ativos, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Já existem radares Doppler em seis vias da capital paulista, são elas:
- Irineu Penteado (SP-191)
- Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225)
- César Augusto Sgavioli (SP-261)
- Luiz de Queiroz (SP-304)
- Washington Luís (SP-310)
- Assis Chateaubriand (SP-425)