Quem ganha? 9 coisas que fazemos melhor que a IA

por Luciana Gomides
| Em 18/12/2023 às 12:15

Uma das principais preocupações quanto à Inteligência Artificial, sem dúvidas, é se seremos substituídos por ela. Por exemplo, muito se discute sobre os empregos que desaparecerão pelo uso da IA. Mas, quer saber de uma coisa? Há, pelo menos, 9 coisas que fazemos melhor que a IA. Duvida?

A verdade é que, inegavelmente, a inteligência artificial é uma grande aliada em diversas áreas. Nos negócios, analisa grande volume de dados com maior rapidez. Ainda, automatiza processos internos, prevê tendências e até detecta fraudes. Porém, infelizmente, há funções que, gradualmente, são desempenhadas por programas, como o ChatGPT.

No entanto, poucas coisas realmente substituem habilidades típicas dos seres humanos. Prova disso são as coisas que fazemos melhor que IA e listamos, a seguir.

1. Desenhar mãos ainda é uma das coisas que fazemos melhor que IA

Para começar, a representação realista de mãos por inteligência artificial (IA) é um desafio pela complexidade anatômica dessa parte do corpo. Por isso, pesquisadores tentam aprimorar o treinamento de máquinas com bases de dados mais diversificadas. Sendo assim, permitiriam uma compreensão mais abrangente das mãos em diferentes contextos. No entanto, até o momento, ainda não conseguiram.

2. Explicar as próprias decisões

Uma das coisas que fazemos melhor que a IA é explicar nossas próprias decisões. Embora modelos, como ChatGPT, forneçam respostas e previsões, muitas vezes são opacos em relação às informações e algoritmos que usa para tomar de decisões.

Inclusive, a falta de transparência levanta preocupações éticas, especialmente em setores essenciais. Neste sentido, entender como a IA chega a conclusões é crucial para evitar discriminação e preconceito nos resultados.

3. Ainda somos multitarefas

Ainda que consigam analisar dados e informações em grande volume, a maioria dos sistemas de IA enfrenta limitações na execução eficiente de tarefas simultâneas. Embora estudos visem aprimorar essa capacidade, ainda não está claro se a IA será tão eficiente quanto os humanos nesse aspecto.

4. Uma das coisas que fazemos melhor que IA: interpretar expressões populares

As expressões idiomáticas são aquelas que apresentam significados não literais. Até o momento, representam um desafio para a compreensão da IA. Apesar dos avanços, algumas ferramentas ainda podem ter dificuldades em entender essas expressões, exigindo conhecimento cultural e contextual.

Mas, honestamente, essa habilidade que ainda temos à frente pode se perder! Por exemplo, perguntamos ao ChatGPT o que significa “chorar o leite derramado”. Olha a resposta:

A expressão “chorar leite derramado” é usada para descrever a ação de lamentar ou se arrepender de algo que já aconteceu e não pode ser mudado. Ela representa a ideia de que não adianta chorar sobre algo que já passou e não pode ser revertido, comparando a situação ao derramamento de leite que não pode ser recolhido. Em outras palavras, é um conselho para aceitar o que aconteceu e seguir em frente, sem se prender ao arrependimento ou à tristeza pelo ocorrido“.

5. A IA ainda tem dificuldades em compreender conceitos abstratos

Mais um exemplo de coisas que fazemos melhor que IA. Os modelos atuais de inteligência artificial ainda têm limitações em lidar com conceitos abstratos, por exemplo, amor e justiça. Principalmente porque envolvem pensamento subjetivo.

Ou seja, apesar de eficientes em dados concretos, as tecnologias ainda não conseguem reproduzir o entendimento humano desses conceitos mais subjetivos.

6. Entender o senso comum

A IA carece da capacidade de entender regras socialmente estabelecidas, conhecidas como “bom senso”. Desta forma, tem limites em replicar comportamentos humanos mais subjetivos. Logo, são inadequadas para funções que demandam sensibilidade social.

7. Interpretar textos

Apesar de acessar grandes bancos de dados, a IA ainda encontra desafios na compreensão de contextos emocionais, sociais e culturais complexos. Detectar nuances na linguagem e interpretar sutilezas da comunicação humana permanece como uma área desafiadora.

Por isso, este exemplo de coisas que fazemos melhor que IA justifica porque determinados empregos, como jornalista, ainda não podem ser substituídos pela máquina.

8. Julgamentos morais

A capacidade de realizar julgamentos morais e ter empatia são características exclusivas dos humanos. A IA ainda não consegue desenvolver essa lógica ética de maneira confiável, sendo um desafio considerável. Ou seja, nada de inteligência artificial sendo juíza ou advogada, né?

9. Empatia!

Aqui um dos melhores exemplos de coisas que fazemos melhor que IA! Apesar do rápido avanço, as ferramentas não possuem a capacidade de reproduzir sentimentos humanos.

Sendo assim, podem desempenhar diversas funções, mas a tecnologia continua restrita às capacidades mecânicas, sem o poder de sentir ou compreender emoções humanas.

E aí, tem mais exemplos de coisas que fazemos melhor que IA? Tudo isso prova que, em vez de termos pensamentos apocalípticos, podemos coexistir e usar a tecnologia a nosso favor. No entanto, basta ter moderação!

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: chatgpt

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários