A plataforma de aprendizado de idiomas Duolingo divulgou o seu Relatório de Idiomas de 2023, apresentando informações sobre as tendências de estudo de idiomas ao redor do mundo, com base em dados de milhões de usuários do seu aplicativo.
O relatório abrangeu usuários que estudaram idiomas no Duolingo entre 1º de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023. A plataforma destaca que a privacidade dos aprendizes foi protegida, com dados agregados por país ou idioma.
Abaixo destacamos alguns insights apresentados pelo Duolingo.
Predominância do inglês
Segundo o relatório, o inglês continua sendo o idioma mais estudado globalmente, liderando em 122 países, com destaque para os países asiáticos. Na Índia, Vietnã e China, a educação é a principal motivação para estudar inglês, com altas porcentagens de estudantes dedicados a esse objetivo.
O resultado não surpreende, uma vez que, em boa parte do mundo, o aprendizado do inglês é fundamental para o sucesso educacional e econômico.
Ascensão do coreano
Em 2023, o coreano ultrapassou o italiano, tornando-se a sexta língua mais popular no ranking global da plataforma. O interesse por esse idioma cresceu significativamente na Índia, com um aumento de 75% na taxa de aprendizado ano após ano.
A emergência do português
Quem diria? No ano de 2023, o português ganhou destaque, substituindo o russo no top 10 das línguas mais populares. Esse fenômeno, segundo o relatório, reflete um declínio no interesse pelo russo devido à guerra na Ucrânia e um aumento no interesse de turistas por Brasil e Portugal.
O Paraguai e o Uruguai apresentaram o público com o maior interesse em aprender a nossa língua nativa: cerca de 1 a cada 5 paraguaios e uruguaios estudam o português.
Influência da Guerra na Ucrânia
O aprendizado do ucraniano se manteve estável em 2023, muitas vezes como um gesto de solidariedade. Os EUA, Reino Unido, Polônia, Rússia e Ucrânia registraram o maior número de estudantes deste idioma.
Os alunos mais focados da plataforma
Ucrânia, Belarus, Japão, Hungria e Rússia abrigaram os estudantes mais dedicados em 2023, com a Ucrânia avançando para a quinta posição em termos de tempo médio de estudo.
Países mais poliglotas
Em 2023, a Alemanha superou o Reino Unido em número de pessoas estudando três ou mais idiomas. Já a Finlândia continua sendo o país líder nessa categoria.
Impacto da geração no uso do Duolingo
Segundo os dados analisados, a Geração Z demonstrou um interesse crescente em línguas menos estudadas pelo público geral. Esse grupo é correspondeu a metade dos estudantes de ucraniano, como uma forma de solidariedade política.
Outros motivadores para buscarem o aprendizado de um novo idioma foram razões e interesses pessoais.
Enquanto os jovens buscam aprender línguas menos comuns, o público mais velho, com idade mais próxima aos 60 anos, apresentou uma consistência maior nas atividades. Eles registraram ofensivas (número de dias seguidos em que a pessoa completou uma lição) mais longas que qualquer outro grupo de usuários.
O que é o Duolingo?
Duolingo é um aplicativo de aprendizado de idiomas que oferece uma plataforma interativa e gamificada para usuários em todo o mundo. Com mais de 100 cursos disponíveis em 40 idiomas, incluindo matemática e música, o Duolingo se destaca por ser o aplicativo de educação mais baixado do mundo.
Sua abordagem é baseada em exercícios que combinam ouvir, falar, ler e escrever, proporcionando um método dinâmico e envolvente de aprendizado. O aplicativo é gratuito, com opção de planos de assinatura pagos.