O que acontece quando sonhamos acordados? Estudo mostra a importância desses momentos!

por Jéssica Bernardo
| Em 14/01/2024 às 21:31

Quem nunca se perguntou por que sonhamos acordados, não é mesmo? O fato é que é comum que, nos momentos oportunos, nossa mente vagueie por lembranças, memórias, desejos e experiências.

Por mais que isso pareça algo normal para nós, os neurocientistas ainda ficam intrigados com os motivos que levam a tal acontecimento. Então, um estudo publicado no dia 13 de dezembro na Nature, feito por pesquisadores da Harvard Medical School, colocou esforços para entender mais sobre o que acontece quando sonhamos acordados.

Como aconteceu a pesquisa para entender o que acontece quando sonhamos acordados?

A autora principal da pesquisa, Nghia Nguyen, estudante de doutorado em neurobiologia, está confiante e disse o seguinte sobre o projeto: “Queríamos saber como este processo de devaneio ocorria a nível neurobiológico e se estes momentos de reflexão tranquila poderiam ser importantes para a aprendizagem e a memória.”

LEIA MAIS: Passo simples é capaz de tornar café mais saboroso, descobrem cientistas

Assim, o estudo acompanhou a atividade de neurônios no cérebro dos ratos enquanto eles não estavam fazendo nada em particular. Descobriram que durante esses momentos tranquilos, os neurônios no cérebro desses animais mostraram padrões de atividade semelhantes aos que ocorriam quando os ratos olhavam para imagens reais.

Isso sugere que os ratos estavam “sonhando acordados” com essas imagens recentes.

Conclusão

Os padrões de atividade cerebral durante esses momentos de devaneio dos ratos foram capazes de prever como o cérebro deles responderia às imagens no futuro. Isso indica que esses devaneios podem desempenhar um papel importante na preparação do cérebro para lidar com experiências visuais posteriores, ajudando-o a aprender e a se adaptar a essas informações.

Além disso, outro ponto interessante foi que ao longo do tempo, os padrões de atividade cerebral associados a cada imagem se tornaram mais distintos no cérebro dos ratos. Isso sugere que o cérebro estava se ajustando e mudando sua forma de responder a essas imagens.

LEIA TAMBÉM: 5 piores lugares para colocar a Alexa na sua casa

Este estudo lança luz sobre uma faceta escondida e intrigante do funcionamento cerebral, mostrando como os momentos de devaneio durante a quietude podem desempenhar um papel fundamental na forma como o cérebro processa informações visuais e se adapta a novas experiências.

Portanto, ao revelar que esses momentos influenciam a maneira como o cérebro responde a estímulos visuais futuros, existe uma perspectiva valiosa sobre a importância desses estados de reflexão tranquila na aprendizagem e na plasticidade cerebral.

Em conclusão, a compreensão mais profunda pode, potencialmente, impactar não apenas o campo da neurociência, mas também levantar questões sobre a otimização do aprendizado e da memória em ambientes de tranquilidade mental.

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

Recentes

Mais espaço! 5 carros de 7 lugares ideais para grandes famílias

Mais espaço! 5 carros de 7 lugares ideais para grandes famílias

Na busca pelo veículo ideal para grandes famílias ou para quem deseja espaço extra sem abrir mão do conforto e da sofisticação, os carros de 7 lugares se distinguem como uma solução perfeita. Afinal, eles combinam a praticidade de um veículo espaçoso com o desempenho...

Por que o Google Maps às vezes sugere rotas mais longas?

Por que o Google Maps às vezes sugere rotas mais longas?

Você já percebeu que o Google Maps, em algumas situações, sugere rotas um pouco mais longas? Não se preocupe, há uma boa razão para isso: o meio ambiente! Nos últimos meses, o algoritmo do Google Maps recebeu uma atualização para priorizar rotas que podem demorar um...

Por que você não deve manter contatos antigos no WhatsApp?

Por que você não deve manter contatos antigos no WhatsApp?

Responda com sinceridade: você costuma apagar os contatos antigos do WhatsApp? Sim, aqueles com quem nem fala mais? Pois é, embora seja normal deixar essa turma no esquecimento, o ideal é que os números dessas pessoas não permaneçam ali, salvos no seu telefone. Além...

Google integra Gemini no Gmail para gerenciar serviço de e-mails

Google integra Gemini no Gmail para gerenciar serviço de e-mails

Cansou da confusão que está a caixa de entrada do seu e-mail, com tantas mensagens lidas, não lidas e de remetentes de todas as categorias? Pois o Google trouxe um recurso que vai facilitar a sua vida: o Gemini no Gmail. Sim, a big tech integrou a inteligência...

Seu iPhone receberá o iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!

Seu iPhone receberá o iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!

A Apple está próxima de lançar a aguardada linha iPhone 16 em seu próximo evento, previsto para a próxima semana, e junto com os novos aparelhos, o iOS 18 será oficialmente apresentado. No entanto, nem todos os modelos de iPhone poderão aproveitar as novidades do novo...