Novo vulcão em Marte pode redefinir a busca por vida no planeta

por Luciana Gomides
| Em 04/04/2024 às 13:00

Existe vida em Marte? Ainda não sabemos, mas os cientistas fizeram uma descoberta bastante intrigante! Um grupo do Instituto SETI e do Instituto de Marte, ambos no Centro de Pesquisa Ames da NASA, descobriu, nada menos, que mais um vulcão em Marte. Os pesquisadores compartilharam a notícia na 55ª Conferência de Ciência Planetária e Lunar, realizada no Texas.

A princípio, o vulcão ganhou o nome de Noctis e não se trata de qualquer “achado”. Só para ilustrar, a formação tem 450 quilômetros de largura e 9 quilômetros de altura, sendo assim o maior vulcão que cientistas já encontraram no planeta vermelho.

LEIA MAIS: Este smartphone ultrarresistente tem bateria de 48h e projetor de cinema

Segundo informações da Fox News, o vulcão fica próximo ao equador marciano, na fronteira entre o labirinto Noctis Labyrinthus e os Valles Marineris. Mas, com tantas pesquisas e expedições exploratórias em Marte, por que descobriram a formação somente agora?

Ao que tudo indica, o gigante estava adormecido e, por isso, permaneceu “escondido à vista de todos” por décadas. Outro fator para seu desconhecimento está nas erosões da superfície. No entanto, os próprios pesquisadores afirmam que o “novo” vulcão em Marte já apareceu em fotografias de diversas naves espaciais desde 1971.

Como é o Noctis?

Ok, mas se existem outros vulcões em Marte, por que o Noctis trouxe tanto espanto? Inicialmente, a formação abre um novo capítulo na exploração de Marte. O vulcão, que esteve ativo desde tempos antigos até períodos recentes, apresenta características intrigantes que o tornam promissor para a busca por vida, sem falar nas futuras missões robóticas e, quem sabe, até mesmo tripuladas.

Créditos: imagem de fundo: NASA/USGS Mars globe. Anotações por Pascal Lee e Sourabh Shubham 2024

Características do vulcão em Marte

Em suma, as próprias características do Noctis o diferenciam das formações que, até então, encontraram-se em Marte. Por exemplo:

  • A caldeira é colapsada, o que evidencia erupções vulcânicas em tempos modernos.
  • Existem fluxos de lava, depósitos de minerais hidratados e piroclásticos, indicando uma atividade vulcânica complexa e duradoura.
  • Depósitos vulcânicos, cones sem raiz e terreno com bolhas sugerem a presença de gelo glacial sob a superfície do vulcão.

Ademais, o Noctis é quase um paraíso para quem se dedica à astrobiologia. Em primeiro lugar, há sinais de interação entre calor, água e gelo, criando um ambiente propício para a vida microbiana.

Além disso, sua localização favorece as pesquisas, pois está a leste do que chamam de elevação Tharsis, onde ficam outros vulcões gigantes, sendo uma área rica em minerais hidratados, abrangendo um trecho importante da vida marciana e estando próximo a uma geleira, o que possibilita encontrar água em estado líquido no subsolo.

De onde vem o vulcão?

Porém, ainda há enigmas a revelar sobre o Noctis (assim como em tudo que envolve o planeta vermelho). O primeiro deles é sua origem, pois ainda não se sabe, ao certo, quando surgiu.

Da mesma forma, a estrutura do vulcão mostra erupções de longa data, mas também não há certeza sobre a frequência dessas atividades, nem quando foi a mais recente.

Por fim, tem-se apenas uma noção inicial da composição mineral deste vulcão em Marte, como cinzas, pedra-pomes e tefra (o que, aliás, já demonstra a natureza vulcânica). Entretanto, as equipes ainda devem explorar detalhes sobre a formação e os elementos que a compõem.

Créditos: imagem de fundo: NASA Mars Global Surveyor (MGS) Mars Orbiter Laser Altimeter (MOLA). Anotações por Pascal Lee e Sourabh Shubham 2024

O impacto do vulcão em Marte para a ciência

Como mencionamos, existem outros vulcões em Marte, além do Noctis. Inclusive, nesta mesma área, há outros três que os cientistas conhecem bem: Ascraeus Mons, Pavonis Mons e Arsia Mons.

LEIA MAIS: 5 dicas valiosas que vão deixar o seu Xiaomi mais rápido

No entanto, a descoberta recente pode reescrever a história geológica do planeta, lançando novas perspectivas sobre sua formação e evolução, embasando uma exploração científica aprofundada, sobretudo na busca por sinais de vida.

Embora missões tripuladas a Marte ainda estejam apenas nos planos, a descoberta do Noctis nos aproxima ainda mais desse objetivo.

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags:

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários