Você já ouviu falar sobre o Mercúrio retrógrado e como ele, supostamente, pode trazer caos para nossas vidas? Desde computadores quebrados até atrasos em voos, muitas pessoas atribuem uma série de eventos ruins a esse fenômeno astrológico.
Mas será que o Mercúrio retrógrado realmente existe e tem alguma ligação com o que acontece em nossas vidas? Vamos entender mais a fundo esse tema e desvendar alguns mitos.
LEIA MAIS: Estamos vivendo na Matrix? Este cientista sugere que sim!
O que é Mercúrio retrógrado?
Quando Mercúrio está retrógrado, ele parece se mover “para trás” no céu, um fenômeno que pode durar várias semanas.
Isso ocorre devido à órbita peculiar de Mercúrio em relação à Terra, criando a ilusão de um movimento retrógrado. Imagine um carro na estrada: quando você o ultrapassa, parece que ele está se movendo para trás, mas na realidade, é apenas uma questão de perspectiva.
A história por trás do Mercúrio retrógrado
O Mercúrio retrógrado não é um fenômeno novo. Na verdade, ele era observado e discutido desde os tempos antigos. No século XVIII, agricultores britânicos consultavam almanaques astrológicos para orientar suas práticas de plantio, incluindo os períodos de Mercúrio retrógrado.
Durante a era vitoriana, com a ascensão do interesse pelo espiritismo e pela astrologia, o Mercúrio retrógrado ganhou destaque. Almanaques astrológicos e revistas da época associavam esse evento a diferentes acontecimentos na Terra, como chuvas fortes.
Porém, não era tão comum associar o Mercúrio retrógrado a desastres totais como é hoje.
A ciência por trás do fenômeno
Então, o que a ciência tem a dizer sobre o Mercúrio retrógrado? De acordo com o Dr. Mark Hammergren, astrônomo do Planetário Adler de Chicago, não há evidências de que o Mercúrio retrógrado cause problemas como quedas de energia ou mudanças de personalidade. É mais uma questão de superstição e viés de confirmação.
Para entender melhor, pense na órbita de Mercúrio ao redor do Sol. Quando ele está próximo à Terra, parece estar se movendo para frente. No entanto, à medida que continua sua órbita, considerando que um ano na Terra equivale a 4 anos no planeta, ele parece mudar de direção, criando a ilusão de movimento retrógrado.
LEIA MAIS: 33 vezes maior que o sol: Maior buraco negro da galáxia é descoberto!
Mas, na realidade, não existem confirmações científicas de que isso afete diretamente a vida na Terra. Nos círculos astrológicos, Mercúrio é associado a temas como viagens, comunicações e comércio.
Por isso, quando Mercúrio está retrógrado, algumas pessoas acreditam que isso afeta essas áreas de nossas vidas. Entretanto, é importante lembrar que a astrologia é mais como uma crença pessoal e não tem base científica sólida para explicar os eventos da vida cotidiana.
Então, podemos dizer que isso se trata de como interpretamos e atribuímos significado aos acontecimentos ao nosso redor. Esperamos que este artigo tenha ajudado a desvendar um pouco mais sobre o mistério do Mercúrio retrógrado. Você acredita no fenômeno?