Que levante a mão quem nunca pensou que a memória do celular fosse ilimitada! A gente vai tirando fotos, baixando arquivos, guardando mensagens e, quando vê, o aparelho já não suporta mais nada! Felizmente, há dicas super válidas de como liberar mais espaço quando temos a memória cheia do celular.
A verdade é que, quando a memória do celular está prestes a atingir sua capacidade máxima, existe aquela urgência de liberar espaço. Como veremos adiante, desinstalar aplicativos e deletar arquivos do WhatsApp já é um bom começo.
Mas, sobretudo, vale a pena conhecer alguns truques para evitar encher tanto a memória do aparelho, não é mesmo? Assim, você não passa pela situação super chata de deparar-se com a notificação “memória cheia”, especialmente em momentos importantes como shows ou festas.
Como resolver a memória cheia do celular
Quando seu aparelho se mostra com a memória completamente cheia, antes de mais nada, você deve acessar as configurações e identificar o que ocupa mais espaço. Afinal, carregamos tantos arquivos e baixamos uma série de aplicativos que, um dia, já não cabe mais nada.
Logo, nas configurações, dá para ver os culpados entre aplicativos, fotos, vídeos e áudios. Em seguida, ao identificar os “vilões”, é aconselhável transferir o conteúdo para a nuvem. Aliás, essa pode ser uma ação regular, justamente para evitar a memória cheia do celular.
Além disso, é possível tomar algumas medidas, sobretudo em situações de emergência. Por exemplo:
- Dê adeus àqueles aplicativos desnecessários, removendo os que não têm mais utilidade ou são raramente utilizados.
- Desative a sincronização e a atualização automática dos aplicativos
- Se o WhatsApp estiver cheio de imagens e arquivos de mídia, libere espaço deletando-os rapidamente, pois consomem considerável capacidade de armazenamento.
- Para economizar espaço, exclua áudios que não são mais ouvidos com frequência.
- O histórico de navegação, embora útil para facilitar futuras buscas, consome espaço. Por isso, apague-o para aumentar a capacidade de memória do seu celular.
Ainda falando em aplicativos, uma ação válida é limpar o cache, que são arquivos temporários para acelerar o carregamento das funções. Apesar de úteis, são grandes responsáveis pela memória cheia do celular.
Por fim, sabe aquele papel de parede lindinho e cheio de animações? Também são ótimos para ocupar espaço! Logo, dê preferência aos convencionais, principalmente se usa o aparelho para trabalho e, assim, precisa de aplicativos e outras ferramentas.