Máxima solar, o fenômeno que inverte os polos do Sol – Saiba como isso te afeta!

por Luciana Gomides
| Em 20/02/2024 às 10:07

Do mesmo criador da tempestade solar, agora, temos a máxima solar. Objeto de estudo fascinante, o Sol faz com que pesquisadores de diversas áreas se concentrem em sua atividade. Pois, saiba que mais uma vem aí, mas pode ser que a gente até demore a notar.

O ciclo solar, como se chamam a atividade do Sol, varia em um ciclo de aproximadamente 11 anos. Tudo o que a estrela faz nesse período culmina em um período de intensa atividade, o auge solar. Embora previsível, o fenômeno ainda surpreende os cientistas.

LEIA MAIS: Nova técnica permite captar imagens de câmeras através de paredes

O que o ciclo tem a ver com a máxima solar?

A princípio, o ciclo solar se caracteriza pelo aumento e redução da atividade solar naquele período de 11 anos que mencionamos no começo. Sendo assim, ao longo deste ciclo, o Sol passa de uma etapa mais tranquila, sem as chamadas manchas solares, para outra de atividade mais intensa. Ou seja, a máxima solar.

Deste modo, essa fase é quando o Sol se torna mais ativo e, também, apresenta mais manchas escuras na superfície. Ainda que todo mundo saiba que aconteça, a máxima intriga por ser determinada conforme observações do Sol em um tempo específico.

Assim, compreende os seis meses antes e seis meses após o evento. E a escolha não é aleatória, mas essencial para que cientistas validem a diminuição real da atividade solar. Isso se dá sobretudo porque o comportamento do Sol pode mostrar padrões diferentes do que se previa.

Mas, afinal, o que são as manchas solares?

Ok, falamos em manchas solares, mas do que se trata?

De modo geral, são zonas escuras na superfície do Sol que indicam áreas de intensa atividade magnética. Em outras palavras, quando o campo magnético sobe até a superfície da estrela, geralmente próximo às regiões equatoriais da estrela, se manifesta como estas manchas solares.

Importante pontuar que a mancha é vista como “escura” devido ao aumento do magnetismo. Este, por sua vez, bloqueia a passagem de calor para a área. Consequentemente, essa região tem temperaturas mais baixas para os padrões de uma estrela incandescente (4 mil graus Celsius). Com isso, brilha de forma menos intensa que as demais zonas solares.

Ademais, cada mancha vem em pares, sendo um positivo magneticamente e outro, negativo. A maioria deles, entretanto, se dissolve à medida que as manchas solares caem. Contudo, ainda deixam um restinho de fluxo magnético de algumas de suas cargas.

Mas, embora sejam “sobras”, o papel que exerce tem grande influência, pois normalmente tem polaridade contrária ao do hemisfério solar onde aparecem. Assim, conforme o material atravessa o Sol, os restos se direcionam ao outro polo do hemisfério. Deste modo, acabam anulando uma parte do campo magnético por ali.

O que a máxima solar tem a ver com inversão dos polos?

Quando se fala em máxima solar, normalmente se fala também na inversão dos polos do Sol. Mas, o que isso significa? De modo geral, o campo magnético desempenha um papel fundamental no ciclo solar.

Durante o mínimo, a estrutura magnética da estrela assume uma forma de dipolo, ou seja, com os polos magnéticos bem definidos e alinhados ao eixo. No entanto, durante o máximo solar, a estrutura magnética fica mais complexa.

Assim, apresenta regiões ativas e, ao mesmo tempo, enfraquece os campos polares. Como resultado, tem regiões de campo aberto espalhadas e muitas vezes desorganizadas. Por isso, surgem fenômenos explosivos, por exemplo, ejeções de massa.

Segundo a NASA, isso ocorre porque os campos magnéticos do Sol se movem de dentro para fora, passando por diferentes camadas solares. Por exemplo, a zona de convecção, fotosfera, cromosfera e coroa.

Quando esses campos sofrem erupções, resulta em atividade solar. Importante pontuar que essa atividade toda pode afetar significativamente o espaço ao redor da Terra. Por exemplo, sistemas de comunicação, navegação por satélite e outros aspectos importantes para a tecnologia.

Em qual momento do ciclo solar estamos agora?

Diante de toda essa explicação, em qual ponto do ciclo solar estamos neste momento? A princípio, a atividade solar aumentando dia a dia. Por isso, existem controvérsias sobre quando pode ocorrer o próximo máximo solar.

LEIA MAIS: Estudo revela benefícios do alecrim para a memória e cognição – Entenda!

Enquanto equipes de pesquisadores assumem que seja entre janeiro e outubro deste ano, outras propõem uma nova forma de prever os ciclos solares. Para isso, tomariam, como base, eventos “terminadores”.

Dito de outra maneira, as ocorrências se baseiam em surtos de atividade solar entre ciclos, quando uma atividade anula a próxima. Trata-se do ciclo Hale, que ocorre até dois anos depois do mínimo. Segundo este método, a mudança do campo magnético solar pode ocorrer em meados de 2024, meses antes do máximo solar.

Em suma, o que se sabe é que a máxima solar ajuda a entender o comportamento do Sol, bem como o impacto no planeta. Mas, embora haja tantas expectativas, o Sol sempre pode surpreender. Logo, nos resta esperar!

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Não há nada mais gostoso do que tomar um belo banho e se sentir limpo após um longo dia de trabalho ou após praticar nossos exercícios, certo? Mas acontece que para os astronautas, os hábitos de higiene muitas vezes se tornam um desafio. Por exemplo, você sabe como os...

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

O Google Chromecast é um dispositivo geralmente conhecido por possibilitar assistir a conteúdos de serviços de streaming diretamente na TV. No entanto, ele é muito mais versátil do que muitos imaginam. Aqui estão seis funcionalidades do Chromecast que vão além do...

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Enquanto o mundo busca alternativas mais limpas para substituir os combustíveis fósseis, os carros movidos a hidrogênio aparecem como uma solução tecnológica de impacto ambiental mínimo. Esses veículos, que convertem hidrogênio em eletricidade com emissões zero, além...

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Os rigorosos requisitos de compatibilidade para o Windows 11 vêm gerando preocupações entre os usuários que possuem computadores mais antigos. Desde que a Microsoft introduziu esses padrões, incluindo a necessidade de CPUs específicas e do módulo TPM 2.0, muitos se...

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

A intensificação de eventos climáticos extremos, associado a problemas de drenagem de grandes cidades, tem trazido à tona discussões sobre a segurança de veículos em situações de inundação, especialmente os carros elétricos (EVs). Com vídeos de proprietários...

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

Se você tem um smartphone antigo, sabe como pode ser difícil decidir o que fazer com ele. Vender pode ser uma opção viável, mas nem sempre compensa ou atende ao valor emocional e prático do aparelho. Assim, em vez de deixá-lo esquecido em uma gaveta, que tal dar um...

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Quase dois séculos após a morte de Ludwig van Beethoven, a ciência moderna atendeu a um pedido que o compositor fez em vida: entender as condições de saúde que acompanharam sua existência e, possivelmente, contribuíram para sua morte precoce. Para isso, um estudo,...

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

Na hora de escolher um novo par de fones de ouvido, muitos se deparam com a dúvida: optar por modelos sem fio, que são práticos e modernos, ou pelos tradicionais fones com fio? Embora os modelos Bluetooth ofereçam mobilidade, os fones com fio ainda mantêm vantagens...

6 ajustes para fazer a bateria do seu Galaxy Watch durar mais

6 ajustes para fazer a bateria do seu Galaxy Watch durar mais

O Galaxy Watch - o relógio inteligente da Samsung - é um companheiro inteligente que facilita a rotina de quem o usa, mas muitos usuários percebem que sua bateria pode se esgotar mais rápido do que gostariam. Para aproveitar ao máximo seu relógio e estender a duração...

Senhas mais usadas de 2024: Evite-as para proteger seus dados!

Senhas mais usadas de 2024: Evite-as para proteger seus dados!

No mundo digital, onde senhas são a chave para praticamente tudo — desde contas bancárias até dispositivos inteligentes —, a escolha de combinações fáceis de lembrar pode se tornar uma grande vulnerabilidade. Um estudo da NordPass, especializado em gestão de senhas,...

0 comentários