Você acha a resolução das fotos do seu celular potentes? Espere até ver a resolução da maior câmera digital do mundo! O dispositivo com resolução de 3.200 megapixels, o maior do mundo, será instalado no Observatório Vera C. Rubin, no Chile. A megacâmera promete transformar nossa compreensão do cosmos.
Só para ter uma ideia, a partir de 2025, a câmera fará varreduras abrangentes do céu a cada três dias. Inicialmente, o objetivo é coletar dados sobre 20 milhões de galáxias, 17 bilhões de estrelas e seis milhões de outros objetos.
LEIA MAIS: 5 carros usados no mesmo preço do BYD Dolphin Mini
Essa frequência permitirá que os cientistas alcancem novos horizontes nas análises galácticas, como destaca Bruno Dias, presidente da Sociedade Chilena de Astronomia.
Como será a maior câmera digital do mundo?
A maior câmera digital do mundo, parte do telescópio Large Synoptic Survey Telescope (LSST), ficará no observatório Vera C. Rubin, no Chile. Com 2,8 toneladas e o tamanho de um carro, ela está em desenvolvimento na Califórnia e deve começar a funcionar em 2025.
As imagens da câmera são tão vastas que mais de 300 televisões de alta definição seriam necessárias para exibi-las integralmente. Só para ilustrar, há números em comparação com a atual câmera mais poderosa do mundo, a Hyper Suprime-Cam de 870 megapixels, do Japão.
A princípio, o novo aparelho terá o triplo da capacidade. Deste modo, o Observatório permitirá aos pesquisadores estudar milhares de estrelas ao mesmo tempo. Isso é possível graças à sua câmera digital de 8,4 gigapixels, que é a maior do mundo.
A escolha do local
Por que o observatório vai abrigar a maior câmera digital do mundo? Inicialmente, a decisão de construir o observatório no Cerro Pachón se deu após dois anos de estudo. Primeiramente, os pesquisadores compararam o local com outras regiões do mundo, por exemplo, o México, a Baja California e as Ilhas Canárias.
O Cerro Pachón foi escolhido por apresentar condições climáticas ideais para a astronomia, com poucas nuvens e pouca poluição luminosa. Além disso, a região é relativamente distante de centros urbanos, o que consequentemente reduz o impacto da luz artificial.
Vale lembrar que o Chile já abriga telescópios de mais de 30 nações. Sendo assim, consolida sua posição como um dos principais centros de astronomia do mundo.
LEIA MAIS: Onde os OVNIs mais aparecem? Estudo mapeia áreas de maior atividade
O Observatório Cerro Tololo, por exemplo, é um importante centro de pesquisa astronômica. Aliás, contribuiu para algumas das descobertas mais importantes da humanidade. Um exemplo notável é a revelação da aceleração cósmica, que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 2011.
Em suma, a iniciativa ambiciosa de construir a maior câmera digital do mundo permitirá mapear principalmente a Via Láctea em detalhes sem precedentes. E, consequentemente, aprofundar o estudo da energia e matéria escura.