La Niña: entenda o fenômeno climático que ameaça a América Latina

Conheça os impactos previstos e como se preparar para as mudanças climáticas

por Luciana Gomides
| Em 10/07/2024 às 10:02

A América Latina se prepara para enfrentar um desafio meteorológico nos próximos meses. Isso porque meteorologistas alertam sobre a possível chegada do fenômeno La Niña. Apesar do nome aparentemente inofensivo, ele trazer consigo uma alta variabilidade climática para o sul da região, além de uma temporada de furacões mais intensa no Caribe.

O que é La Niña e como afeta o clima?

A princípio, o La Niña faz parte do fenômeno climático El Niño-Oscilação Sul (ENOS), que se caracteriza por variações nas temperaturas do Oceano Pacífico equatorial. Mas, enquanto El Niño representa a fase quente, La Niña é a fase fria deste ciclo. Daí, tem duração típica entre nove e doze meses.
Durante este período, então, podemos esperar:

  • Invernos mais rigorosos
  • Verões com ondas de calor intensas
  • Períodos de seca prolongados

De fato, já observamos algumas mudanças climáticas neste sentido, como as ondas de calor intensas que afetaram o país recentemente.

LEIA MAIS: Gelo em vulcões de Marte: descoberta ajuda a entender ciclo da água no planeta

Previsões e probabilidades para 2024

Pois é, e se você se assustou, por exemplo, com as temperaturas altas, bem como com as chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, prepare-se. Infelizmente, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) apresenta um cenário curioso para os próximos meses. As previsões apontam para:

  • 50% de chance de manutenção das condições neutras atuais
  • 50% de probabilidade de transição para La Niña entre junho e agosto de 2024

Ok, mas onde está o perigo disso? Segundo José Luis Stella, do Centro Regional do Clima para o sul da América do Sul, “estamos passando por uma variabilidade climática extrema e rápida, transitando de um evento de La Niña prolongado para El Niño. E, agora possivelmente retornando a La Niña.”

Na prática, a chegada de La Niña pode trazer consequências relevantes para diferentes regiões da América Latina. Para o sul da América do Sul, por exemplo, pode haver a redução das precipitações no Litoral e norte de Buenos Aires. Ainda, o aumento das temperaturas e possíveis ondas de calor durante o verão. E tem mais!

Na região do Caribe, há riscos de uma temporada de furacões mais ativa que o normal. Também, a formação precoce de furacões de alta intensidade, como o Beryl (categoria 5)

Como o La Niña deve afetar o Brasil?

Por aqui, o fenômeno com nome de criança, terá efeitos de um adulto bem grande e devem ser igualmente impactantes. A princípio, as previsões abrangem:

  • Diminuição das chuvas na região Sul
  • Aumento das precipitações no Norte e Nordeste
  • Riscos de períodos frios no Sudeste e Centro-Oeste

LEIA MAIS: ‘Anendofasia’: quando uma pessoa não tem a ‘voz interior’ – Entenda o fenômeno!

Diante deste cenário, é fundamental que governos, organizações e cidadãos se preparem para enfrentar possíveis desafios. Neste sentido, algumas medidas importantes incluem o monitoramento constante das previsões meteorológicas e o planejamento de recursos hídricos e agrícolas. Sem falar no reforço de sistemas de alerta para eventos extremos (e nada de ignorar os avisos dos cientistas, né?).

Embora as previsões ainda não sejam definitivas, a alta variabilidade climática observada nos últimos anos nos alerta para a necessidade de estarmos preparados. Por isso, mantenha-se informado sobre as atualizações meteorológicas e adote medidas preventivas para minimizar os impactos deste fenômeno climático em sua região.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: clima

Recentes

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

O lançamento do iPhone 16 no Apple Event gerou grande expectativa, pelas suas novas funções e design, além do preço. Só para ilustrar, aqui no Brasil, o valor de venda deve chegar a quase R$ 8 mil! Por isso, surge uma pergunta: quantos salários mínimos compram o novo...

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelece requisitos técnicos rigorosos para a homologação de Smart TV Boxes no Brasil, a fim de garantir a conformidade dos dispositivos com as normas de segurança e operação. O Ato nº 9281, de 05 de julho de 2023,...

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

A assistente virtual Alexa, desenvolvida pela Amazon, já é parte de várias famílias, facilitando a vida dos usuários com comandos de voz que controlam dispositivos inteligentes, tocam músicas e fornecem informações. No entanto, além de suas funções mais conhecidas, a...

Planejando viagens com a IA: Veja o que fazer (e o que evitar!)

Planejando viagens com a IA: Veja o que fazer (e o que evitar!)

A popularização da IA generativa tem feito com que os bots inteligentes assumam uma variedade de funções no nosso dia a dia, desde a criação de aplicativos até a produção de filmes. E agora, essas ferramentas estão se tornando também companheiras de viagem, servindo...

iOS 18: tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iOS 18: tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

No último dia 9 de setembro, a Apple realizou mais um de seus eventos que agitaram o mundo da tecnologia. Daí, claro que atraiu a atenção do mundo inteiro que, entre tantas novidades, aguardava o lançamento do iPhone 16. Mas o smartphone não foi o único presente que a...

5 métodos fáceis para espelhar o seu celular em qualquer TV

5 métodos fáceis para espelhar o seu celular em qualquer TV

Espelhar o celular na TV pode melhorar bastante a sua experiência de consumo de mídia, já que possibilita que você veja vídeos, fotos e outros conteúdos em uma tela maior e com melhor qualidade de som. Pensando nisso, apresentaremos a você algumas maneiras práticas de...

Bateria estrutural pode aumentar autonomia de veículos elétricos em 70%

Bateria estrutural pode aumentar autonomia de veículos elétricos em 70%

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, desenvolveram uma bateria estrutural feita de fibra de carbono, que, além de armazenar energia, atua também como parte da estrutura de veículos e gadgets. E como uma de suas vantagens temos que essa...