Jovens criam dispositivo que salva animais de atropelamentos nos EUA

Aparelho detecta animais pelo calor do corpo e avisa motorista quando algum se aproximar da pista

por Luciana Gomides
| Em 24/08/2024 às 13:51

Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) revelou, no início do ano, que 17 animais morrem nas estradas brasileiras a cada segundo. Triste, né? Mas um dispositivo criado por quatro adolescentes dos Estados Unidos salva milhares de animais de atropelamentos por ano. Trata-se do “Project Deer”, um dispositivo que avisa ao motorista quando um bicho se aproxima da estrada, dando tempo de reduzir a velocidade e, assim, evitar acidentes.

As responsáveis pelo projeto, Bri Scoville, Siddhi Singh, Dhriti Sinha e Robyn Ballheim, vivem em Highlands Ranch, no Colorado. A ideia surgiu justamente pelas estatísticas. Só para ter uma ideia, o departamento de Transporte do Colorado (CDOT) reporta, em média, 3.300 colisões com animais todos os anos, principalmente com cervos e alces. Isso sem falar naquelas que sequer entram nos relatórios, ocorrências que devem variar de 2.000 a 4.000 colisões.

Além de custar a vida de tantos animais, os acidentes ainda geram um custo expressivo a quem dirige. A estimativa é de que os gastos se aproximem de 80 milhões de dólares por ano. Ok, mas e aí, como funciona esse dispositivo que pode salvar animais de atropelamentos?

Project Deer: como é o dispositivo que salva animais de atropelamentos nas estradas?

Com o apoio do professor de ciências da computação, Tylor Chacon, as jovens criaram um aparelho que utiliza câmeras infravermelhas, algoritmos e aprendizado de máquina. O que o difere dos sensores fixos é justamente o uso dessas ferramentas, que, segundo a equipe, nunca foi utilizado antes. De maneira resumida, funciona assim:

  • As câmeras infravermelhas detectam o calor corporal dos animais, mesmo em condições adversas, como escuridão ou clima ruim.
  • O algoritmo rastreia o calor e o movimento.
  • Por meio do aprendizado de máquina, o aparelho classifica os dados para identificar os animais.

Na prática, quando um animal é detectado, o dispositivo emite um sinal para um pequeno aparelho dentro do carro. Assim, alerta o motorista com uma combinação de luzes e sons. Dessa forma, a pessoa pode reduzir a velocidade ou parar o veículo.

Ainda que o grupo siga trabalhando para aperfeiçoar o protótipo, já participa de competições importantes com o projeto. Uma delas foi o “Samsung Solve for Tomorrow”, ação anual que incentiva o desenvolvimento de projetos STEM por estudantes de escolas públicas. E as novas inventoras foram longe, viu?

No torneio, a equipe venceu a etapa estadual do Colorado, conquistando um prêmio de 12 mil dólares, além de vários Chromebooks Galaxy da Samsung para continuar o desenvolvimento do protótipo. O objetivo, inclusive, é chegar a algo acessível e barato, de tal forma que qualquer pessoa possa instalar em seu carro.

Aprimoramentos

Mesmo quando as escolas estão nas férias no Hemisfério Norte, a equipe do Project Deer segue trabalhando. Tanto que aproveitam os dias “de descanso” para explorar diferentes estratégias para melhorar o aplicativo. Por exemplo, o uso de sistemas Bluetooth e a instalação do dispositivo de maneira semelhante a uma câmera de painel no para-brisa do veículo.

Mas, será que o dispositivo que salva animais de atropelamentos realmente funciona? Bom, além de vencer campeonatos, o aparelho já demonstrou eficácia em testes iniciais. Só para ilustrar, reconheceu com sucesso “Daisy”, o cachorro de terapia da escola, durante um teste em um carro de controle remoto.

Por isso, o engenho inclusive chamou a atenção de especialistas da indústria automotiva e do CDOT. Ambos até demonstraram interesse em colaborar para aperfeiçoar o design.

Girls in Tech

Inicialmente, o objetivo maior do aplicativo é, claro, salvar vidas e reduzir as despesas alarmantes com acidentes. No entanto, há outro propósito importante envolvido no Project Deer. Além da competição, o grupo também quer inspirar mais meninas a se envolverem em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Ou seja, o impacto potencial desse dispositivo que salva animais de atropelamentos é enorme, não só em termos de segurança nas estradas, mas também em termos ecológicos e econômicos. As colisões representam um perigo para os motoristas e para a fauna. A gente espera que a invenção das jovens cientistas chegue por aqui logo, né?

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: animais

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *