Jogar videogame é um dos hobbies preferidos de muitas pessoas e, em alguns casos, até se tornou uma profissão bem-sucedida. No entanto, é importante tomar cuidado com os excessos em nome da sua própria saúde. Isso porque uma nova pesquisa concluiu que jogar videogame em excesso pode causar problemas de audição. Entenda melhor essa questão a seguir.
Videogames estão no limite do barulho permitido
De acordo com um estudo recente publicado na revista BMJ Public Health, existe uma relação entre jogar videogame e desenvolver problemas de audição. Para chegar a esses resultados, os pesquisadores conduziram uma pesquisa com mais de 50 mil pessoas em quatro continentes. Com isso, foi possível constatar que os jogos eletrônicos representam um risco para a audição.
LEIA MAIS: Como os animais enxergam o mundo? Essa câmera mostra pra você!
Conforme o estudo, os videogames frequentemente estão próximos do limite de ruído permitido para a saúde auditiva, que é de cerca de 89 decibéis. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o limite máximo permitido para adultos seria entre 130 e 140 decibéis, enquanto para crianças deve ficar em torno de 100 decibéis.
No entanto, estar dentro desses limites não garante uma boa saúde auditiva, uma vez que a exposição prolongada ao som ainda pode causar danos. Além disso, o estudo explica que existem momentos em que o som do jogo ultrapassa os 89 decibéis, como em explosões ou momentos de maior intensidade, fazendo com que atinja até 119 decibéis.
Problema pode ser agravado pelo uso de fones de ouvido
Além das questões já mencionadas, é possível observar que o problema dos danos à audição pode ser ainda mais sério quando se faz uso de fones de ouvido. Esses dispositivos concentram o som próximo ao tímpano, o que, a longo prazo, também pode resultar em problemas auditivos, como surdez ou zumbido.
LEIA TAMBÉM: Mudanças climáticas podem reduzir expectativa de vida, diz estudo
De acordo com um estudo publicado na revista Research, Society and Development, há uma estreita relação entre o uso de fones de ouvido e a surdez. Segundo essa pesquisa, cerca de 5% ou 1,5 milhão dos casos de surdez no Brasil são causados pelo uso desses dispositivos. Portanto, é fundamental redobrar os cuidados.