A Apple promete o lançamento do iPhone 16 já neste semestre e a comunidade está como? Ansiosa! Mas, é fato que nem todo mundo tem orçamento que permita investir no novo modelo. Ao mesmo tempo, quer migrar para o iOS, então a alternativa é mirar as versões mais antigas. Falando nisso, e sobre o iPhone 11, ainda vale a pena comprar em 2024?
De fato, o smartphone aparentemente é uma opção viável para quem deseja adquirir um aparelho da Apple sem gastar tanto. Mesmo com a apresentação do iOS 18 e seus novos recursos. Embora modelos mais antigos fiquem de fora, o iPhone 11 está na lista dos que ainda receberão a atualização. Por outro lado, deve parar de recebê-las em breve.
LEIA MAIS: De aviões a trens: Onde os antigos disquetes ainda são utilizados?
Por isso, vale a pena analisar os prós e contras para, então, ver se ainda vale a pena investir no iPhone 11. Além disso, compará-lo com o iPhone XR e o iPhone XS. Falando em atualizações, veja se o seu iPhone vai receber o suporte do iOS 18
Por que ainda escolher o iPhone 11 em 2024?
A princípio, o aparelho, lançado em 2019, pode atender a perfis específicos, sobretudo que não demandem tanta tecnologia e atualizações. Veja algumas vantagens e desvantagens do dispositivo, principalmente em relação às suas características.
Prós do iPhone 11
- Custo-benefício: é o iPhone mais acessível da 11ª geração. Só para ilustrar, é possível encontrá-lo por preços a partir de R$ 1.816 no varejo online.
- Desempenho sólido: vem com o chip A13 Bionic, que ainda oferece boa performance para a maioria das tarefas diárias.
- Qualidade de câmeras: possui câmera dupla de 12 MP, com gravação em 4K e modo noturno. Assim, proporciona fotos de alta qualidade mesmo em condições de baixa luminosidade.
- Autonomia de bateria: a bateria do iPhone 11 dura até 1 hora a mais do que a do iPhone XR. Ademais, tem capacidade de carregar 50% em 30 minutos com um carregador de 20W.
- Proteção contra água: possui certificação IP68, que permite submersão em até dois metros de água por até 30 minutos.
Contras do iPhone 11
- Tela LCD: a tecnologia LCD é menos avançada do que as telas OLED presentes em modelos mais recentes.
- Design antigo: o entalhe na parte superior da tela é grande e as bordas são mais espessas em comparação com os iPhones atuais.
- Suporte de software: apesar de receber o iOS 18, o suporte está próximo do fim, o que pode impactar a segurança e desempenho a longo prazo.
iPhone 11 vs iPhone XR e iPhone XS
Além do iPhone 11 em 2024, a Apple possui outros dispositivos mais antigos e consequentemente mais baratos à venda. Neste sentido, em quais vale a pena investir?
iPhone XR
Prós
- Bom desempenho: o chip A12 Bionic ainda é competitivo para tarefas cotidianas.
- Preço acessível: se o preço for significativamente menor do que o do iPhone 11, pode ser uma opção de entrada no ecossistema Apple.
- Qualidade de construção: inspirou o design do iPhone 11, oferecendo uma experiência visual semelhante.
Contras
- Bateria e câmeras inferiores: a bateria tem menor duração e a câmera traseira é única. Deste modo, limita as opções de fotografia.
- Tela LCD: da mesma forma que o iPhone 11, possui uma tela LCD.
iPhone XS
Prós
- Tela OLED: ao contrário dos modelos anteriores, já vem com tecnologia de tela mais avançada, além de cores mais vibrantes e melhor contraste.
- Armazenamento: versão com até 512 GB, ideal para quem precisa de muito espaço.
- Resistência e design premium: melhor resistência a quedas e design mais compacto.
Contras
- Bateria: por outro lado, este não é o ponto forte e a câmera frontal tem menor resolução.
- Fim do suporte: é o modelo mais antigo a receber o iOS 18, o que indica que o suporte de software pode cessar em breve.
LEIA MAIS: O que faz um smartphone aquecer demais? Principais causas e soluções!
Enfim: vale a pena comprar o iPhone 11 em 2024?
Se você busca um iPhone com bom desempenho, câmeras de qualidade e uma boa duração de bateria, o iPhone 11 em 2024 ainda pode ser uma excelente escolha. Isso se dá principalmente se encontrá-lo por um preço competitivo.
No entanto, é importante considerar a iminência do fim do suporte de software, o que pode impactar a segurança e funcionalidade a longo prazo. Neste sentido, uma dica é optar por uma versão com maior armazenamento, até para prolongar a vida útil do aparelho.
Além disso, sempre verifique preços, comparando-os com outros modelos, por exemplo, o iPhone XR e o iPhone XS. Assim, você garante a melhor escolha custo-benefício. Por fim, considere necessidades de uso.
0 comentários