Estudo do MIT questiona os benefícios econômicos de substituir humanos por IA

por Rachel Koerich
| Em 16/03/2024 às 18:00

A Inteligência Artificial (IA) representa uma inovação tecnológica que promete transformar a maneira como executamos tarefas e nos adaptamos ao ambiente ao nosso redor. No entanto, o entusiasmo inicial em torno dessa tecnologia é contrabalançado por preocupações crescentes sobre seu impacto econômico, especialmente quando se trata da substituição de trabalho humano por inteligência artificial (IA).

Estudo sobre a troca do trabalho humano por IA

Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) lança luz sobre essa questão, destacando que, embora a automação utilizando IA possa ser potencialmente alta, a troca de trabalhadores humanos por robôs não se traduz necessariamente em benefícios econômicos.

LEIA MAIS: Open IA agora permite utilizar o Widget do ChatGPT no seu Android – Saiba como usar!

Ao analisar as rotinas diárias de trabalhadores em diversos setores, tanto urbanos quanto rurais, o MIT calculou os custos de desenvolvimento de IA para desempenhar funções específicas e avaliou se os ganhos para as empresas justificavam o investimento.

Surpreendentemente, a conclusão foi desanimadora: apenas uma parcela mínima dos empregos nos Estados Unidos – cerca de 23% – poderia ser substituída por IA de forma viável.

Mesmo considerando uma perspectiva otimista de redução de custos na tecnologia, os pesquisadores projetaram que levaria décadas para a IA atingir um nível de eficiência econômica.

O estudo destacou especialmente os trabalhos que envolvem análise visual, exemplificando com o caso de um padeiro que dedica parte de seu tempo à verificação da qualidade dos produtos.

Embora a implementação de IA para essa função pareça promissora em termos de redução de custos, os gastos com desenvolvimento e manutenção da tecnologia superam significativamente as economias geradas.

Essas descobertas ecoam as preocupações expressas por organizações como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que alertou para o risco de automação em mais de um quarto dos empregos dentro do bloco.

LEIA MAIS: R$ 500 por usuário: TikTok é condenado a pagar multa milionária no Brasil

Países da Europa Oriental são particularmente vulneráveis a esse fenômeno, e a ansiedade dos trabalhadores em relação à perda de empregos é palpável.

No entanto, apesar das apreensões, há relatos positivos entre os trabalhadores que já interagem com IA.

Dois terços deles destacam que a tecnologia tornou seus trabalhos menos monótonos e perigosos.

  • Rachel Koerich

    Redatora apaixonada e dedicada, com formação em Comunicação Social. Ao longo de sua carreira, já colaborou com várias publicações online, escrevendo sobre temas que vão desde saúde e bem-estar até tecnologia e inovação.

Tags: trabalho

Recentes

Mais espaço! 5 carros de 7 lugares ideais para grandes famílias

Mais espaço! 5 carros de 7 lugares ideais para grandes famílias

Na busca pelo veículo ideal para grandes famílias ou para quem deseja espaço extra sem abrir mão do conforto e da sofisticação, os carros de 7 lugares se distinguem como uma solução perfeita. Afinal, eles combinam a praticidade de um veículo espaçoso com o desempenho...

Por que o Google Maps às vezes sugere rotas mais longas?

Por que o Google Maps às vezes sugere rotas mais longas?

Você já percebeu que o Google Maps, em algumas situações, sugere rotas um pouco mais longas? Não se preocupe, há uma boa razão para isso: o meio ambiente! Nos últimos meses, o algoritmo do Google Maps recebeu uma atualização para priorizar rotas que podem demorar um...

Por que você não deve manter contatos antigos no WhatsApp?

Por que você não deve manter contatos antigos no WhatsApp?

Responda com sinceridade: você costuma apagar os contatos antigos do WhatsApp? Sim, aqueles com quem nem fala mais? Pois é, embora seja normal deixar essa turma no esquecimento, o ideal é que os números dessas pessoas não permaneçam ali, salvos no seu telefone. Além...

Google integra Gemini no Gmail para gerenciar serviço de e-mails

Google integra Gemini no Gmail para gerenciar serviço de e-mails

Cansou da confusão que está a caixa de entrada do seu e-mail, com tantas mensagens lidas, não lidas e de remetentes de todas as categorias? Pois o Google trouxe um recurso que vai facilitar a sua vida: o Gemini no Gmail. Sim, a big tech integrou a inteligência...

Seu iPhone receberá o iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!

Seu iPhone receberá o iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!

A Apple está próxima de lançar a aguardada linha iPhone 16 em seu próximo evento, previsto para a próxima semana, e junto com os novos aparelhos, o iOS 18 será oficialmente apresentado. No entanto, nem todos os modelos de iPhone poderão aproveitar as novidades do novo...