O Pé Grande, uma figura lendária que fascina muitos, tem sido objeto de numerosos avistamentos ao longo dos anos. Contudo, um estudo recente levanta a hipótese de que esses avistamentos, ao menos em regiões específicas, podem estar relacionados aos ursos negros americanos (Ursus americanus), um mamífero comum nas florestas da América do Norte. Entenda tudo em detalhes!
Os ursos negros e a confusão com o Pé Grande
O estudo, conduzido pelo cientista de dados Floe Foxon, sugere que muitos avistamentos do Pé Grande podem, na verdade, ser avistamentos de ursos negros. Foxon analisou dados de populações de ursos em 37 estados dos EUA e sete províncias canadenses, comparando-os com os relatos de avistamentos do Pé Grande.
Para cada 1.000 ursos em uma área, houve um aumento de 4% no número de avistamentos do Pé Grande. Em toda a América do Norte, cada relatório de aparecimento foi associado a cerca de 5.000 ursos negros.
O noroeste do Pacífico, conhecido por suas vastas florestas e habitats naturais, tem sido uma região conhecida por avistamentos tanto de ursos negros quanto do Pé Grande. Estudos anteriores já haviam encontrado uma ligação entre supostos encontros com o Pé Grande e as populações de ursos negros nessa região.
Com a análise de Foxon, essa correlação foi confirmada, mostrando que os relatos estavam “estatisticamente associados às populações da espécie já conhecida cientificamente.
Similaridades entre ursos negros e o Pé Grande
É compreensível que haja confusão entre o Pé Grande e os ursos negros, pois ambos têm semelhanças físicas. Teoricamente as duas têm cerca de 1,80 metro de altura (se o urso estiver de pé sobre as patas traseiras), são cobertos de pelos escuros e habitam florestas.
Essas semelhanças podem levar as pessoas a confundirem os dois animais, especialmente em encontros rápidos ou à distância. Também é preciso considerar a adrenalina do momento do encontro, que pode transformar algo um pouco mais natural em um avistamento extremamente aterrorizante.
O Pé Grande no Brasil
Apesar de ser mais conhecido nos Estados Unidos e Canadá, o Pé Grande também tem sua presença relatada em outros lugares do mundo, incluindo o Brasil.
Relatos de avistamentos e lendas sobre uma criatura semelhante ao Pé Grande têm sido passadas de geração em geração em algumas regiões do Brasil, especialmente na Amazônia, onde existe uma lenda parecida, mais conhecida como “Mapinguari”.
A Amazônia, com sua vasta e densa floresta tropical, é um ambiente propício para que muitos mistérios se criem. Algumas comunidades indígenas e ribeirinhas relatam histórias sobre encontros com uma criatura grande, peluda e de olhos brilhantes. Será?