Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China desenvolveram uma grande novidade para o mundo da medicina e tecnologia com a criação de um relógio capaz de exibir imagens em tempo real do sistema circulatório. Esse avanço encanta pelo aspecto científico, mas também oferece um novo caminho para monitorar a saúde e detectar precocemente condições como câncer e distúrbios vasculares.
Utilizando um método que mescla laser e ultrassom, o dispositivo consegue fornecer dados vitais como frequência cardíaca, pressão arterial e níveis de oxigenação do sangue sem invadir o corpo humano.
LEIA MAIS: 5 aplicativos para você nunca mais perder a hora de acordar
Assim, o potencial desse relógio ultrapassa as fronteiras do convencional, proporcionando uma alternativa não invasiva para avaliações de saúde com precisão similar à de exames de alto calibre, como ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas.
Embora o protótipo atual requeira o uso de uma mochila de 7kg para abrigar o computador, o laser e uma fonte de energia, o feedback dos voluntários em testes foi positivo, evidenciando o vasto potencial da tecnologia em diferentes contextos, inclusive em movimento.
Lei Xi, líder do projeto, destaca o impacto transformador que dispositivos vestíveis como este podem ter no diagnóstico precoce de doenças e no monitoramento contínuo da saúde circulatória.
“Sistemas de imagem vestíveis em miniatura, como o que desenvolvemos, poderiam ser usados por centros de saúde comunitários para diagnósticos preliminares de doenças ou para monitoramento de longo prazo de parâmetros relacionados à circulação sanguínea em um ambiente hospitalar, oferecendo insights valiosos para informar tratamentos para diversas doenças”, diz Lei Xi.
Partindo desse modelo inicial, os cientistas estão trabalhando na criação de um novo sistema que possa incorporar uma fonte de laser de menor tamanho e maior frequência de repetição, incluindo a eliminação da necessidade da mochila, tornando o relógio totalmente independente, com sistema mais compacto e leve.
Isso abriria portas para avaliações de saúde mais dinâmicas e abrangentes, possibilitando análises enquanto o usuário realiza atividades diversas, como a prática de exercícios físicos, proporcionando uma poderosa ferramenta tecnológica para a medicina preventiva, e o principal: tendo maior resolução e segurança.