Uma novidade pode aproximar as lentes de contato inteligentes da realidade. Pesquisadores de Singapura desenvolveram uma bateria ultrafina que pode ser recarregada pelas próprias lágrimas. Essa nova bateria, com apenas 0,2 mm de espessura, foi projetada para caber confortavelmente dentro de uma lente de contato padrão.
Inspiração cinematográfica e tecnologia avançada
A ideia de criar uma lente de contato inteligente recarregada por lágrimas veio de Lee Seok Woo, cientista e professor associado na Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura. Lee foi inspirado pelas lentes de contato inteligentes vistas no filme “Missão: Impossível – Protocolo Fantasma”. Diferente das tradicionais baterias de íon-lítio usadas em smartphones, esta nova bateria utiliza uma solução salina biocompatível, tornando-a segura para o uso em lentes de contato.
LEIA MAIS: Cérebro pode armazenar quase 10 vezes mais dados do que se pensava anteriormente, diz estudo!
Como funciona a recarga pelas lágrimas
A recarga das lentes de contato inteligentes ocorre de duas formas principais. Primeiramente, a bateria pode ser recarregada de maneira tradicional, utilizando fios. No entanto, a inovação está na possibilidade de recarga por meio de uma reação com a solução salina que envolve a lente, semelhante ao processo de armazenamento de lentes de contato convencionais.
Além disso, a lente pode ser recarregada enquanto está nos olhos ao entrar em contato com os íons de sódio e cloreto presentes nas lágrimas. Portanto, quanto mais você chorar, mais sua lente de contato se recarrega. Em laboratório, quando mergulhadas numa solução salina que simulava lágrimas, verificou-que a autonomia das lentes de contato aumentavam em até 1h, para cada ciclo de 12h de uso.
Para avaliar a nova tecnologia, os cientistas utilizaram um modelo de olho artificial. Os testes revelaram que a bateria consegue gerar uma corrente de 45 microamperes e uma potência máxima de 201 microwatts. Isso seria o suficiente para funcionar durante grande parte do dia. Nos períodos de não utilização, a bateria pode ser armazenada em uma solução salina concentrada, rica em íons de glicose, potássio e sódio, para recarga.
O futuro das lentes de contato inteligentes
Embora a tecnologia pareça promissora, ainda há desafios a serem superados. Atualmente, a bateria dura apenas algumas horas por carga. Além disso, não possui energia suficiente para suportar conexões sem fio ou armazenamento de dados, componentes essenciais para o funcionamento completo de uma lente de contato inteligente.
Deste modo, a criação da lente de contato inteligente é ainda um trabalho em andamento e não há previsão para quando estará em seu modelo final e funcional.
LEIA MAIS: Finlândia terá a maior estrutura de armazenamento de energia térmica do mundo – Saiba mais!
No entanto, o desenvolvimento dessa bateria ultrafina é mais um passo importante na busca por lentes de contato inteligentes. Há anos, cientistas e empresas vêm explorando essa tecnologia, com protótipos apresentados em eventos como o CES.
Enquanto aguardamos a chegada das lentes de contato inteligentes, outras tecnologias de eyewear estão disponíveis. Como os óculos inteligentes Ray-Ban Meta, que oferecem funcionalidades avançadas, mas ainda dependem de cabos USB-C para recarga.