É verdade! Empresas assumem que celular ouve o que você fala para marketing

por Luciana Gomides
| Em 12/02/2024 às 06:02

Você, com certeza, já teve a sensação de falar sobre algo e, misteriosamente, começar a receber anúncios sobre isso em suas redes sociais. Daí, tem a impressão de que seu celular ouve o que você fala, certo? Pois, a experiência, antes considerada teoria da conspiração, pode ter uma base real. Ao menos, é o que explica uma série de reportagens recentes veiculadas nos Estados Unidos.

Conforme publicações do site 404 Media, empresas assumiram acessar os microfones dos smartphones para coletar dados. Segundo as corporações, a prática tem por objetivo impulsionar as estratégias de publicidade.

LEIA MAIS: Alexa premium? Rumores apontam para cobranças da Amazon

O problema maior é que tudo é feito sem autorização da pessoa usuária, o que, com certeza, configura invasão de privacidade.

Como funciona a “Escuta Ativa”?

Não, não estamos falando da interação verdadeiramente interessada, tão importante nos recursos humanos! Aqui, trata-se de uma prática que, principalmente, permite às empresas identificarem compradores potenciais em tempo real. Para isso, distribuírem anúncios personalizados em redes sociais, como o Instagram. Basicamente, esta é a essência da impressão de que seu celular ouve o que você fala.

Só para exemplificar, grandes empresas como a MindSift, admitiram abertamente o uso dessa técnica. Ou seja, elas utilizam a tecnologia de reconhecimento de voz a parceiros que fornecem o recurso a grandes companhias.

Mas, como isso funciona? A ideia é simples: ao detectar um comentário próximo ao celular sobre um determinado produto ou serviço, anúncios relacionados são exibidos nas redes sociais do usuário. Dito de outra forma, vamos supor que alguém fale sobre botas de cano alto.

Daí, logo depois, começam a aparecer anúncios de lojas nas redes sociais dessa pessoa. Quem paga pelo serviço pode escolher até onde quer que isso funcione. Então, um tipo de “pixel de rastreamento” é usado no site para contar quantas pessoas veem o anúncio.

Eles também mencionam que não só o celular ouve o que você fala. Pelo contrário, há a coleta de dados também de assistentes virtuais e TVs. Empresas, incluindo concessionárias de carros, locadoras de imóveis e prestadoras de serviços, estão utilizando essa tecnologia para impulsionar suas estratégias de publicidade.

Se o celular ouve o que você fala, há garantia de anonimato?

A princípio, quando o celular ouve o que você fala, as empresas garantem anonimato na coleta de dados. Isso seria possível graças a conjuntos de dados agregados e anônimos. Assim, as informações não permitiriam rastrear indivíduos.

Além disso, segundo as empresas, só coletam informações com o consentimento e conforme as regras dos dispositivos usados. Ainda afirmam que os dados capturados por esses aparelhos não são compartilhados com terceiros e que não há captura quando o dispositivo está desligado.

Por fim, algumas organizações afirmam usar diferentes tecnologias para mostrar anúncios direcionados, por exemplo, recursos e bancos de dados de outras empresas, que podem ser compartilhados ou adquiridos. Sendo assim, não assumem que, para elas, o celular ouve o que você fala.

Ou seja, a eficácia desse anonimato é questionável, levantando preocupações sobre a privacidade dos usuários.

LEIA MAIS: 5 sites e aplicativos de IA para restaurar e preservar fotos antigas

Como se proteger?

Diante dessa potencial invasão de privacidade quando o celular ouve o que você fala, como se proteger? Infelizmente, há poucas opções para a pessoa usuária comum.

Entre elas, a recomendação é revisar as políticas de privacidade de dispositivos e aplicativos. E, também, desativar o uso do microfone para aplicativos específicos. Sendo assim, informar-se sobre as práticas das empresas e tomar medidas proativas é indispensável.

Em suma, a possibilidade de que o celular ouve o que você fala pode ser assustadora e, em alguns casos, questionável quanto à legalidade. No entanto, a conscientização sobre suas configurações de privacidade e a atenção às políticas das empresas são as melhores armas para proteger sua privacidade. Priorize sua segurança online e esteja ciente das práticas das empresas que lidam com seus dados.

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários