Descoberta em Miami indica existência de civilização mais antiga que as pirâmides do Egito

Itens foram encontrados nas escavações para construção de arranha-céu e datam de 7 mil anos

por Luciana Gomides
| Em 23/08/2024 às 15:00

Alguns dos achados mais interessantes da história surgiram por acaso, já percebeu? E adivinhe: temos mais uma para adicionar à lista! Trata-se de uma descoberta arqueológica em Miami, de 2023, que pode mudar a forma como entendemos a história.

Durante as escavações para a construção de um arranha-céu, trabalhadores desenterraram restos que, segundo pesquisadores, têm mais de 7.000 anos. Entre os itens estão pedras e madeira que sugerem a existência de uma civilização possivelmente mais antiga que as pirâmides do Egito!

Inicialmente, os objetos estão sob a análise de uma equipe de especialistas da Universidade de Miami. Graças ao excelente estado de conservação, foi possível datá-los e concluir que são anteriores tanto à civilização egípcia quanto à inca, ambas com mais de 4.500 anos.

Ainda se deve fazer pesquisas mais profundas para confirmar a idade exata. A possibilidade de que a cidade americana abrigue assentamentos humanos tão antigos despertou o interesse de arqueólogos e historiadores de todo o mundo.

Descoberta arqueológica pode reescrever a história de Miami

Conforme o arqueólogo William Pestle, que lidera o Departamento de Arqueologia de Miami, a descoberta é importante para entender melhor as origens da cidade. Afinal, isso indica que Miami é muito mais antiga do que pensávamos.

O achado levanta novas questões sobre as primeiras civilizações que habitaram a região. Afinal, sabe-se muito pouco sobre as comunidades que possivelmente viveram na área há milhares de anos. Logo, se a antiguidade dos itens se confirmar, o povo que viveu ali se equipara a alguns dos assentamentos humanos mais antigos do planeta.

Artefatos encontrados no local (imagens: Archaelogical and Historical Conservancy, Inc.)

Vale lembrar que esta não é a primeira descoberta arqueológica significativa que já se fez na Magic City. Em 1998, descobriu-se o Miami Circle, um sítio que fica a poucos metros do atual projeto. Resumidamente, consistia em 24 buracos dispostos em um círculo perfeito. Mais tarde, identificou-se a área como uma estrutura cerimonial de grande importância que revelou informações relevantes sobre as antigas práticas culturais da região.

Só para ilustrar, o Miami Circle tem o reconhecimento de local de grande importância nacional, com inclusão no Registro Nacional de Lugares Históricos dos Estados Unidos. Os itens mais recentes então sugerem ainda existir mais descobertas ocultas sob a superfície da cidade.

O futuro do projeto na 444 Brickell Avenue

Mas, o que será o tal arranha-céus nesta área potencialmente arqueológica? Trata-se de um projeto na 444 Brickell Avenue, sob a responsabilidade do Related Group, que promete alterar o horizonte de Miami com um dos arranha-céus mais altos da cidade.

O complexo deve reunir residências, centros comerciais, hotéis e escritórios, tornando-o um ponto-chave para o crescimento urbano. No entanto, a presença desses restos arqueológicos gerou um dilema entre o progresso e a preservação. Tanto que, inclusive, os itens pararam as obras.

Por isso, enquanto o projeto avança, é importante tomar medidas para proteger os restos que as equipes encontraram. Daí, vem a colaboração entre arqueólogos, desenvolvedores e autoridades locais para garantir que a maior área possível seja preservada e todas as informações históricas não se percam com a construção.

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *