Inteligência Artificial (IA) está se tornando uma parte quase indispensável de nossas vidas. Desde planejar viagens até escrever bilhetes de aniversário, suas capacidades são verdadeiramente impressionantes.
Porém, é importante reconhecer que, embora seja extremamente útil em muitos aspectos, existem certas áreas onde confiar cegamente na IA pode ser arriscado. Entenda quais são elas abaixo!
LEIA MAIS: Como limpar os pelos de gato em casa? A IA te ajuda!
A utilidade da IA em nossas vidas
Nos últimos meses, tenho utilizado a IA para uma variedade de tarefas, principalmente aquelas que envolvem os estudos. É inegável que a IA trouxe conveniência e eficiência para muitos aspectos de nossas vidas diárias, mas existem algumas aplicações que ainda não são recomendadas, como, por exemplo:
1. Contratos jurídicos via Chatbot
Para pequenas empresas, pode ser tentador economizar dinheiro redigindo contratos via Chatbot… mas isso pode ser um grande risco.
Mesmo com os melhores prompts, os chatbots podem não compreender corretamente nuances legais ou atualizações recentes nas leis, o que pode levar a respostas imprecisas ou desatualizadas.
É melhor deixar questões legais nas mãos de especialistas humanos que podem entender a complexidade e aplicabilidade das leis à situação específica, o que garante um contrato adequado para todas as partes.
2. Não confie na IA para fazer seus impostos
Embora os assistentes de IA em plataformas de declaração de impostos possam ser úteis, eles não substituem a precisão e a compreensão de um profissional tributário humano.
As leis tributárias são complexas e estão em constante mudança, e confiar na IA para lidar com questões fiscais importantes pode resultar em erros que custam caro no futuro.
3. Cuidado com o diagnóstico médico
A IA pode fornecer informações gerais sobre saúde e sintomas, mas não substitui o diagnóstico médico profissional, que fique claro!
Estudos mostraram que os chatbots podem ter uma precisão muito limitada ao diagnosticar problemas de saúde, portanto, é importante consultar um médico para avaliações precisas e tratamento adequado.
Segundo o site Komando, em um teste contra médicos humanos com a missão de diagnosticar problemas de saúde em crianças, o ChatGPT4 acertou apenas 17% das vezes. Bem pouco, né?
4. Seja cauteloso ao usar IA em relacionamentos pessoais
Embora seja tentador usar IA para melhorar perfis de namoro ou até mesmo escrever mensagens de texto, é importante questionar a autenticidade e a ética de tal prática.
Delegar a comunicação pessoal para a IA pode minar a sinceridade e a integridade dos relacionamentos, e vamos combinar que é mais interessante manter a comunicação genuína e humana em todas as interações pessoais, você não acha?
LEIA MAIS: Por quanto tempo guardar a caixinha do iPhone? Entenda porque fazer isso!
Usar a IA com sabedoria
Então como podemos usar a IA com sabedoria? Bom, o fato é que é possível aproveitar as diversas vantagens, desde que isso seja feito com cautela e discernimento.
Sempre que possível, busque a orientação e a expertise de profissionais humanos em áreas críticas, como questões legais, fiscais e de saúde.
Ao utilizar a IA, esteja ciente de suas limitações e nunca comprometa a integridade e a autenticidade em nome da conveniência!