Como surgiu a vida na Terra? Esta foi a resposta da Inteligência Artificial

por Luciana Gomides
| Em 18/03/2024 às 14:00

Como surgiu a vida na Terra? Esse questionamento, sem dúvida, contempla um dos temas que desperta bastante interesse há muitos anos. Agora, com a ajuda da inteligência artificial (IA), alguns entusiastas da ciência tentam utilizar essa ferramenta para investigar a origem dos seres vivos no planeta.

Segundo matéria do La Nacion, uma das plataformas amplamente utilizadas, tanto por leigos quanto por especialistas, é o ChatGPT. O bot conta com tecnologias avançadas de IA, utilizando os últimos modelos de linguagem da OpenAI, GPT-4 e DALL·E 3.

LEIA MAIS: Xô, lentidão! Veja 6 dicas para recarregar o Android mais rapidamente

Desse modo, ao fornecer informações, a ferramenta coleta dados de diferentes sites na web. Além disso, outras tecnologias também contribuem para essa reflexão contínua sobre o surgimento da vida na Terra.

Como surgiu a vida na Terra?

Para começar, ao consultar o ChatGPT sobre o tema, o bot responde imediatamente que esse “é um dos maiores enigmas da ciência e ainda não foi completamente solucionado”. No entanto, ele destaca que existem “várias teorias que procuram explicar esse fenômeno”. Nesse sentido, o aplicativo menciona quatro teorias aceitas.

Abiogênese

Resumidamente, a teoria afirma que “a vida se originou a partir de substâncias químicas não vivas na Terra primitiva”. Além disso, sugere que “em um ambiente propício, como oceanos ou poças, compostos orgânicos complexos poderiam evoluir gradualmente para formas de vida mais simples”.

Dessa forma, por meio desses processos, a Terra “foi se diferenciando em camadas, com os materiais mais densos concentrando-se no núcleo, seguidos pelo manto e pela crosta.

Panspermia

Outra hipótese sobre o surgimento da vida na Terra sugere que ela pode ter sido transportada de outros lugares do universo. Inicialmente, isso poderia ter acontecido por meio de cometas, asteroides ou outros corpos celestes que trouxeram microorganismos para o planeta.

Hipótese da argila tenta explicar como surgiu a vida na Terra

De acordo com essa teoria, as argilas presentes na Terra primitiva atuaram como um ambiente propício para a formação e concentração de moléculas orgânicas, facilitando a transição da química pré-biótica para a vida.

Hidrotermalismo

Por fim, essa teoria propõe que a vida na Terra teve início em “ambientes hidrotermais submarinos. Nessas condições extremas de temperatura e pressão, poderiam favorecer a formação de moléculas orgânicas e o surgimento de formas de vida primitivas”.

Mais teorias sobre o surgimento da vida na Terra, segundo a IA

Por sua vez, o Copilot, outra ferramenta de inteligência artificial, sugere que o início da vida na Terra ocorreu há cerca de “3,8 bilhões de anos, apenas 700 milhões de anos após a formação de nosso planeta”.

Ainda de acordo com o bot, “nesse imenso laboratório de química que era a Terra primitiva, as primeiras moléculas orgânicas foram sintetizadas, progredindo para formar moléculas mais longas e complexas”.

Nessa perspectiva, a ferramenta afirma que a partir dessas moléculas, surgiram sistemas que “possuíam três características fundamentais:

  • um compartimento delimitado por uma membrana
  • um metabolismo básico que permitia a troca de matéria e energia com o ambiente
  • uma molécula com informação genética, provavelmente o RNA, que posteriormente deu origem às proteínas e ao DNA.

LEIA MAIS: Estudo do MIT questiona os benefícios econômicos de substituir humanos por IA

Quanto à evolução, o aplicativo conclui que a partir dessas células primitivas, iniciou-se a seleção natural, gerando uma espécie unicelular mais complexa chamada LUCA – acrônimo em inglês para Último Ancestral Comum Universal. Originalmente, este foi o ancestral de toda a biodiversidade existente atualmente.

Vale lembrar que a inteligência artificial (IA) consiste em um conjunto de sistemas ou algoritmos que objetivam realizar atividades de maneira rápida, semelhante ao ser humano. Além disso, ela pode aprimorar seus conhecimentos com base nas informações registradas.

E você concorda com a IA sobre as teorias relacionadas ao surgimento da vida na Terra?

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Não há nada mais gostoso do que tomar um belo banho e se sentir limpo após um longo dia de trabalho ou após praticar nossos exercícios, certo? Mas acontece que para os astronautas, os hábitos de higiene muitas vezes se tornam um desafio. Por exemplo, você sabe como os...

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

O Google Chromecast é um dispositivo geralmente conhecido por possibilitar assistir a conteúdos de serviços de streaming diretamente na TV. No entanto, ele é muito mais versátil do que muitos imaginam. Aqui estão seis funcionalidades do Chromecast que vão além do...

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Enquanto o mundo busca alternativas mais limpas para substituir os combustíveis fósseis, os carros movidos a hidrogênio aparecem como uma solução tecnológica de impacto ambiental mínimo. Esses veículos, que convertem hidrogênio em eletricidade com emissões zero, além...

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Os rigorosos requisitos de compatibilidade para o Windows 11 vêm gerando preocupações entre os usuários que possuem computadores mais antigos. Desde que a Microsoft introduziu esses padrões, incluindo a necessidade de CPUs específicas e do módulo TPM 2.0, muitos se...

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

A intensificação de eventos climáticos extremos, associado a problemas de drenagem de grandes cidades, tem trazido à tona discussões sobre a segurança de veículos em situações de inundação, especialmente os carros elétricos (EVs). Com vídeos de proprietários...

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

Se você tem um smartphone antigo, sabe como pode ser difícil decidir o que fazer com ele. Vender pode ser uma opção viável, mas nem sempre compensa ou atende ao valor emocional e prático do aparelho. Assim, em vez de deixá-lo esquecido em uma gaveta, que tal dar um...

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Quase dois séculos após a morte de Ludwig van Beethoven, a ciência moderna atendeu a um pedido que o compositor fez em vida: entender as condições de saúde que acompanharam sua existência e, possivelmente, contribuíram para sua morte precoce. Para isso, um estudo,...

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

Na hora de escolher um novo par de fones de ouvido, muitos se deparam com a dúvida: optar por modelos sem fio, que são práticos e modernos, ou pelos tradicionais fones com fio? Embora os modelos Bluetooth ofereçam mobilidade, os fones com fio ainda mantêm vantagens...

6 ajustes para fazer a bateria do seu Galaxy Watch durar mais

6 ajustes para fazer a bateria do seu Galaxy Watch durar mais

O Galaxy Watch - o relógio inteligente da Samsung - é um companheiro inteligente que facilita a rotina de quem o usa, mas muitos usuários percebem que sua bateria pode se esgotar mais rápido do que gostariam. Para aproveitar ao máximo seu relógio e estender a duração...

Senhas mais usadas de 2024: Evite-as para proteger seus dados!

Senhas mais usadas de 2024: Evite-as para proteger seus dados!

No mundo digital, onde senhas são a chave para praticamente tudo — desde contas bancárias até dispositivos inteligentes —, a escolha de combinações fáceis de lembrar pode se tornar uma grande vulnerabilidade. Um estudo da NordPass, especializado em gestão de senhas,...

0 comentários