Como a humanidade distribui suas horas em um dia comum? Uma pesquisa da Universidade McGill, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences em 2023, traz algumas respostas. Este estudo, que compilou informações de 145 países coletadas de 2000 a 2019, fornece um panorama do que se pode chamar de o “dia humano médio”.
Para esse estudo, levantou-se dados que incluem pesquisas, registros internacionais de educação e emprego, bem como estatísticas relativas a horas de trabalho e entrevistas. Aqui é importante destacar que os resultados consistem em médias de virtualmente toda a população do mundo, de modo que os valores encontrados podem divergir bastante das experiências individuais de cada pessoa.
Como é o dia das pessoas?
Segundo o levantamento, a cada ciclo de 24 horas, a pessoa média reserva cerca de 9,1 horas para descanso ou sono, incorporando dados de todas as faixas etárias, incluindo recém-nascidos que dormem mais que adultos e ajudam a elevar esse número.
Durante as horas acordadas, 4,6 horas são destinadas a atividades sociais, interativas e de lazer, como assistir TV, ler, participar de reuniões com amigos, ou simplesmente não fazer nada.
LEIA MAIS: 6 recursos de gestos do Samsung que vão facilitar seu uso diário – Mundo e-Tech
Além disso, 2,5 horas são gastas com alimentação e preparação de comida, enquanto cuidados pessoais como higiene e vestuário consomem cerca de 1,1 horas. Limpeza e manutenção do lar ocupam outras 0,8 horas do dia.
Quando se trata de trabalho, a média diária é de apenas 2,6 horas, considerando todos os adultos globalmente. O tempo dedicado à educação é igualmente baixo na média, com cerca de 1,1 horas. Surpreendentemente, apenas 0,8 horas são alocadas para atividades como construção de infraestrutura e produção de bens essenciais.
LEIA MAIS: ‘Sharenting’: os perigos de compartilhar fotos dos filhos na internet – e como minimizá-los!
O estudo também explorou como o uso do tempo varia com o nível de renda dos países. Pessoas em países de alta renda dedicam cerca de 1,5 horas a mais por dia para lazer e refeições. Já em países de menor renda, o tempo dedicado ao cultivo de alimentos supera uma hora diária, ao passo que em países mais ricos o valor médio fica em torno de cinco minutos.
Esses resultados fornecem uma perspectiva interessante sobre as similaridades e diferenças globais no uso do tempo, ajudando a entender melhor como recursos tão preciosos como as horas do nosso dia são utilizados ao redor do mundo. O estudo publicado é resultado dos dados levantados pelo Human Chronome Project, que busca criar um banco de dados sobre as atividades realizadas pelos humanos globalmente.
0 comentários