Você costuma comprar muito pelos canais digitais? Se sim, essa novidade pode te deixar bem animado! Uma inovação que promete agilizar e reforçar a segurança na hora de gastar na Internet começou a ser implementada.
Trata-se do sistema Click to Pay, uma plataforma de transações mais uniformizada para facilitar os pagamentos com cartão de crédito no comércio eletrônico. Vamos entender?
LEIA MAIS: IA: Google Gemini é integrado ao Google One e a aplicativos do Workspace
O que é o Click to Pay?
Desenvolvido pela Associação Brasileira de Cartões (Abecs) em conjunto com bandeiras diversas de cartões de débito, crédito e pré-pago, o Click to Pay possibilita que o consumidor conclua uma compra nos meios digitais de maneira mais ágil, dispensando a necessidade de digitar os dados do cartão de crédito.
Inicialmente, apenas os pagamentos com cartão de crédito serão aceitos, mas a inclusão de pagamentos com débito está prevista para acontecer em breve.
A proposta do sistema é trazer uma solução padronizada para todos os clientes mesmo que alguns cartões já ofereçam funcionalidades semelhantes.
Para exemplificar o serviço, pense que o mesmo funcionará como o Visa Checkout ou Masterpass, com a diferença de que o Click to Pay armazenará tudo em um mesmo local, independentemente se você tenha cartões de bandeiras e bancos diferentes.
Ao utilizar o sistema, os dados do cartão de crédito são criptografados e armazenados de forma segura na base de dados do Click to Pay, garantindo que informações como número do cartão, data de validade e código de segurança sejam protegidas contra acesso não autorizado.
Além disso, a autenticação de dois fatores adiciona ainda uma camada extra de proteção, assegurando que apenas o titular do cartão possa concluir a transação. Com essas medidas de segurança integradas, o método soluciona uma das preocupações centrais ao realizar transações online, que é o roubo de dados.
Como o serviço funciona?
Como o nome sugere, o processo é simples: basta clicar para efetuar o pagamento de sua compra, eliminando a inserção dos dados sensíveis do cartão de crédito. Assim, as informações ficam criptografadas na base do Click to Pay, um sistema que possivelmente contém padrões elevados de segurança.
Atualmente, ao que se sabe apenas funcionários do Bradesco e do Banco do Brasil já podem utilizar o sistema sem a necessidade de cadastro adicional. Em breve, os bancos Amex e Santander também pretendem disponibilizar a ferramenta.
Os demais consumidores precisarão se cadastrar de forma manual, logo após o serviço estiver disponível para todos, o que está previsto para acontecer ainda em 2024, de forma gradual, conforme informações da Abecs.
LEIA MAIS: 7 dicas e truques para explorar ao máximo a Netflix
Benefícios para comerciantes online
Para os estabelecimentos virtuais e o setor de comércio eletrônico, o Click to Pay representa uma vantagem significativa na busca por taxas de conversão mais altas, pois simplifica o processo de pagamento, reduzindo o abandono de carrinhos e mitigando possíveis prejuízos decorrentes de fraudes.
Além disso, nas transações realizadas com o Click to Pay, os dados sensíveis do cartão não são armazenados pelo lojista, já que as transações são tokenizadas, o que pode resultar em redução de obrigações e custos relacionados à conformidade com normas internacionais de segurança e prevenção de fraudes.
Em um mundo em constante evolução, podemos notar que as formas de pagamento continuam a acompanhar as transformações, sendo o Click to Pay mais uma solução facilitadora para os consumidores, assim como outras tecnologias, como, por exemplo, o próprio Pix. E você, gostou da novidade?