Ih, gente, será? Um grupo de astrofísicos da Universidade de Warwick revelou detalhes surpreendentes sobre a morte do Sistema Solar. Publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society (MNRAS), o estudo analisa o destino do sistema planetário quando o Sol se transformar em uma anã branca.
Nesse estágio, diversos corpos celestes, como asteroides e luas, serão absorvidos. Não só, mas também desintegrados pela intensa gravidade do Sol envelhecido.
LEIA MAIS: Como bloquear o acesso à câmera e microfone do seu aparelho? Aprenda a se proteger!
O que significa o Sol virar uma estrela anã?
Antes de falarmos sobre a morte do Sistema Solar, vamos ver de onde isso viria, exatamente?
De modo geral, as anãs brancas representam a fase final na evolução das estrelas após esgotarem seu combustível nuclear. Assim, tornam-se extremamente densas, mas não ao ponto de virarem buracos negros.
Mas, como o estudo chegou à conclusão sobre o Sol? A princípio, os cientistas basearam suas conclusões na observação de corpos celestes próximos a três anãs brancas. E fizeram isso por muito tempo!
Só para ilustrar, coletaram dados sobre os trânsitos desses corpos durante 17 anos. Assim, conseguiram dados de trânsitos diversos o suficiente para entender o comportamento dos corpos celestes em órbita de uma anã branca.
Inicialmente, os trânsitos são previsíveis quando os corpos estão em órbitas estáveis. No entanto, ao se tratarem de escombros, mostraram-se erráticos e caóticos, sugerindo que os fragmentos estavam sendo devorados.
Certo, mas como isso explica sobre o Sol se transformar em uma estrela anã branca? Inicialmente, os pesquisadores chegaram a essa conclusão pela observação destas estrelas em diferentes fases de evolução.
A partir disso, previram que o Sol inevitavelmente se transformará em uma anã branca após esgotar seu combustível nuclear. Ainda, passará por várias transformações, incluindo a fase de gigante vermelha e a formação de uma nebulosa planetária.
O que isso tem a ver com a morte do Sistema Solar?
O estudo indica que, ao se tornar uma anã branca, a enorme força gravitacional deve atrair e desintegrar partes do Sistema Solar. Com isso, espera-se que a pulverização de asteroides e luas próximos a Marte e Júpiter.
E o que deve acontecer com a Terra? O Sol, provavelmente, deve consumi-la antes que se transforme em uma anã branca. Eita!
LEIA MAIS: Sorriso brilhante: Veja 7 maneiras de clarear os seus dentes!
Quando isso vai acontecer?
Embora tudo pareça muito catastrófico, a humanidade pode ficar tranquila. Ao menos, por este motivo, o mundo não deve acabar tão cedo. Segundo a equipe de pesquisadores, a morte do Sistema Solar não ocorrerá por pelo menos seis bilhões de anos. Portanto, sem pânico.
Ainda assim, é importante entender que a transformação do Sol em uma anã branca e, consequentemente, a destruição de corpos celestes é um processo inevitável na vida de estrelas. Em outras palavras, ainda que demore, o processo deve ocorrer.
0 comentários