Imagine transformar seu smartphone em um dispositivo capaz de enxergar através de objetos. Parece coisa de ficção científica, digna de um enredo do Super-Homem, mas pesquisadores deram um grande passo para tornar isso realidade. Isso porque eles desenvolveram um chip de imagem que permite que futuros smartphones tenham uma espécie de “visão de raio-X”. Essa tecnologia é um grande avanço, com diversas aplicações práticas.
Como funciona o chip de visão de raio-X?
O chip consiste – objeto do estudo publicado na revista IEEE Transactions on Terahertz Science and Technology – em uma matriz de três sensores que emitem e recebem sinais na faixa de ondas milimétricas (mmWave) do espectro eletromagnético. Esses sinais são refletidos em um objeto alvo, amplificados e processados, permitindo visualizar os contornos do objeto em uma tela.
LEIA MAIS: Palavras Cruzadas #001: Siga as dicas e descubra as 6 palavras!
Mas o que realmente chama a atenção é que, nos testes, o chip conseguiu detectar objetos atrás de um papelão a uma distância de aproximadamente 1 centímetro.
Depois de passar por 15 anos de desenvolvimento, após vários aprimoramentos, o item foi modificado para se tornar pequeno e agora pode ser incorporado ao conjunto de câmeras dos celulares. Nesse sentido, futuramente, espera-se que os smartphones com essa tecnologia possam detectar o conteúdo de envelopes e localizar vigas, fios ou canos rachados atrás das paredes.
“O chip foi projetado sem lentes ou ópticas para que pudesse caber em um dispositivo móvel. Os pixels, que criam imagens detectando sinais refletidos, são do tamanho de um grão de areia”, explicou Wooyeol Choi, coautor do estudo e professor assistente de engenharia elétrica na Universidade Nacional de Seul.
Aplicações além do cotidiano
Além de possibilitar a visualização através de paredes e dentro de envelopes, essa nova tecnologia de imagem poderá ser aplicada nas áreas da saúde. Afinal, os pesquisadores compararam a tecnologia àquela usada em scanners de passageiros em aeroportos, mas no caso do chip de imagem, ele não utiliza micro-ondas. Em vez disso, utiliza em média sinais de 300 GHz na faixa de ondas milimétricas, sendo considerados seguros para humanos.
LEIA MAIS: Dormir com braços de T-Rex: o que esse hábito pode significar?
No entanto, essas aplicações deverão ser lançadas a longo prazo. Afinal, ainda não há uma data definida para o lançamento de smartphones equipados com esse chip. Isso pode demorar um pouco, pois a tecnologia ainda segue em fase de aprimoramento.
Além disso, a tecnologia de imagem usada no chip só poderá ser utilizada a uma distância muito próxima, aproximadamente 2,5 centímetros do objeto sendo escaneado. No entanto, a próxima versão do chip será desenvolvida para realizar escaneamentos de objetos a uma distância ligeiramente maior, até 12,7 centímetros, o que o tornará ainda mais eficaz na captura de pequenos objetos!