Os rumores vão e vêm. As especulações, também! Mas, pode ser que o carro autônomo da Apple, finalmente, venha aí! Dados mostram que o Apple Car, em desenvolvimento há seis anos, passou por vários testes de direção em 2023. Aliás, quatro vezes mais do que no ano anterior.
Só para ilustrar, a empresa rodou aproximadamente 13 mil quilômetros no modelo autônomo no segundo semestre do ano passado. Isso mostra que o Apple Car roda mais do que em períodos anteriores e, com isso, está próximo de ser apresentado.
LEIA MAIS: Carros elétricos apresentam taxas mais altas de acidentes, diz estudo
Mas, o carro autônomo da Apple pode não ser tão autônomo assim
A princípio, mesmo que a rodagem seja maior do que em 2022, ainda é aquém do que testes feitos por outras empresas. Só para ilustrar, a GM rodou 10x mais no ano passado com o modelo Cruise.
Sendo assim, o estágio não é tão avançado quanto se supunha. Além disso, existe uma diferença entre o carro autônomo da Apple e os de outras montadoras.
Primeiramente, cada empresa que testa um modelo do tipo precisa divulgar seus dados para terem autorização do Governo da Califórnia. Isso é preciso para os testes nas ruas do estado.
A princípio, outras montadoras possuem autorização para rodarem os veículos sem humanos no volante, ou seja, de forma totalmente autônoma. A Apple, entretanto, ainda deve ter um motorista guiando o carro nas viagens.
Sendo assim, o carro autônomo da Apple pode não ter o grau de autonomia inicialmente previsto.
Lançamento sempre adiado
O histórico do Apple Car tem idas e vindas, além de falhas em parcerias com fabricantes. Segundo informações da Bloomberg, o projeto tinha lançamento estimado entre 2024 e 2028.
Depois, a Apple começou a trabalhar com previsão para 2026 e, ao longo dos períodos de teste, a empresa revisitou alguns detalhes. Isso incluiu, por exemplo, tecnologia de condução autônoma.
Em suma, a empresa fundada por Steve Jobs originalmente pensou em carro sem pedais ou volante. E sim, isso pode até acontecer, mas não no modelo do lançamento.
Agora, já há uma nova previsão para 2028, com mudanças no software, de tal forma a ter automação parcial, a exemplo do Tesla. De qualquer forma, a Apple tem uma equipe trabalhando em um “pré-protótipo” do veículo.
Isso se dá porque tanto o projeto tecnológico quanto de design continuam em fase inicial. Ao que tudo indica, a dificuldade está em encontrar uma parceria para usar uma plataforma já pronta, o que atrasou o processo.
Só para exemplificar, as conversas com Hyundai, Kia, Nissan e Toyota não resultaram em um acordo.
O carro autônomo da Apple pisa no freio, mas não desiste da tecnologia
Embora haja tantas revisitas e entraves, o comprometimento da Apple com a tecnologia de ponta continua. Só para ilustrar, planeja o uso de um chip “Apple Silicon“.
De modo geral, a tecnologia equivale a “quatro chips Mac de ponta combinados” para alimentar o sistema de inteligência artificial do carro autônomo. Isso se dá principalmente pela experiência da pessoa usuária.
A empresa espera, por exemplo, que ocupantes assistam a filmes ou jogar videogames enquanto o carro está na estrada. Deste modo, assumem o controle apenas ao chegar em áreas urbanas ou situações adversas.
LEIA MAIS: 5 inovações tecnológicas que serão o futuro dos carros
Outra das mudanças significativas é a redução do preço. Inicialmente estimado em US$ 120 mil, o carro autônomo da Apple agora deve ter um valor inicial abaixo de US$ 100 mil. Assim, fica na mesma faixa de preço do BMW iX M60.
Apesar dos desafios, o projeto do carro autônomo da Apple segue em andamento, com a empresa buscando soluções inovadoras para oferecer uma experiência de transporte única e segura.
A previsão de lançamento é para 2028, e o mercado aguarda ansiosamente para ver como a Apple irá revolucionar a indústria automotiva, assim como o fez na computação e telefonia.