A indústria da edição de áudio está passando por um avanço tecnológico com a mais recente atualização do Audacity, um software amplamente reconhecido no meio de gravação de áudio, especialmente para aqueles que gravam podcasts.
Assim como tudo atualmente, era de se esperar que o Audacity adicionasse inteligência artificial em sua composição. Desta vez, as ferramentas foram desenvolvidas pela Intel.
LEIA MAIS: Urtopia e Frog Design lançam e-bike inteligente equipada com ChatGPT
Essas inovações fazem parte do OpenVINO, que significa “Open Visual Inference and Neural Network Optimization”. Este pacote, de código aberto, é otimizado para chips Core de 11ª geração da Intel e modelos subsequentes, bem como para chips Arm, expandindo consideravelmente as capacidades de uso.
Como funcionarão as novidades
O OpenVINO, um kit de ferramentas da Intel, permite a execução de modelos de deep learning diretamente em hardware Intel. Isso se traduz em novas funcionalidades no Audacity, como supressão de ruído, transcrição, geração de música, remix de estilo musical e separação de música.
Essas opções são especialmente valiosas para criadores de podcasts e músicos, permitindo a separação de faixas vocais e instrumentais, ou mesmo a criação de versões e acompanhamentos musicais.
Para aprimorar ainda mais o desempenho, a Intel implementou várias otimizações no OpenVINO. Entre elas, destaca-se a redução do consumo de memória para grandes modelos de linguagem em CPUs e melhorias na precisão dos modelos YoloV8. Além disso, o suporte à precisão de inferência FP16 em ARM foi aprimorado.
LEIA MAIS: Como esta Inteligência Artificial prevê a data da morte com 78% de precisão?
O OpenVINO também avançou em termos de compatibilidade e estabilidade, com a migração de plugins para a API 2.0 e a introdução de uma nova representação gráfica para operações expandidas.
O Audacity se beneficia da ferramenta Whisper da OpenAI para transcrição de áudios. Já a criação de músicas e remixes é realizada por meio das tecnologias Stable Diffusion e Riffusion.
Esses desenvolvimentos são muito importantes para a edição de áudio, oferecendo facilidade de uso e poder que antes eram restritos a softwares profissionais de edição de áudio, geralmente de alto custo.