Com o avanço da tecnologia, o carregamento sem fio deixou de ser um luxo reservado apenas para smartphones premium com valor elevado. E agora, graças ao Android 15, essa comodidade pode se tornar ainda mais acessível, mesmo para dispositivos que não possuem as últimas especificações. Continue a leitura para entender em detalhes!
O que é o Android 15?
O Android 15 nada mais é do que a recente versão do sistema operacional móvel desenvolvido pelo Google.
LEIA MAIS: Economize: 6 dicas para fazer o seu celular durar muito mais
Com ele, além de várias melhorias e novos recursos, surge a possibilidade de carregar o smartphone usando carregadores sem fio, mesmo sem serem de última geração.
Acontece que no último Beta 1 do Android 15, foram adicionados códigos que indicam a inclusão do carregamento sem fio via NFC, conhecido como “NfcCharging”.
Esta novidade pode modificar a forma como encaramos o carregamento sem fio, tornando-o mais acessível a uma variedade maior de dispositivos.
Por que isso importa?
Antes, o carregamento sem fio NFC era considerado muito lento em comparação com o padrão Qi tradicional de indução, o que inviabilizava a possibilidade.
Mas essa diferença pôde ser reduzida. Para seu entendimento completo, é preciso entender que com carregadores Qi, você obtém até 15 watts de potência (“velocidade”) de carregamento.
Por outro lado, o padrão de carregamento sem fio NFC que o Android 15 pode trazer provavelmente atingirá 3 watts.
LEIA MAIS: Samsung passa Apple e assume liderança na venda de celulares – chinesa fica em 3°
Embora isso ainda seja bem lento, a possibilidade já começa a oferecer uma opção conveniente para os usuários que não têm acesso ao carregamento sem fio padrão, servindo muito bem para situações emergenciais.
Em todo caso, ainda existe o desafio de compatibilidade de hardware que pode limitar sua adoção em larga escala.
Isso porque os fabricantes precisam aderir à ideia para lançarem produtos compatíveis com o WLC, uma tecnologia que permite que os dispositivos sejam carregados sem fio através da comunicação de curto alcance do NFC. Você acredita que a longo prazo isso vai funcionar?
0 comentários