Um grupo de YouTubers resolveu encarar o desafio de construir uma réplica gigante e funcional do iPhone 15 Pro Max. Matthew Perkins, do canal DIY Perks, e Arun Maini, do canal MrWhoseTheBoss, se uniram para construir uma réplica de aproximadamente 2 metros e cerca de 200 quilos do famoso smartphone da Apple.
O projeto ousado e curioso rendeu à dupla um lugar no Guinness World Records (o livro dos recordes), consolidando o dispositivo como o maior smartphone funcional já construído.
A construção da réplica
A caminhada para construir o gigantesco iPhone começou com a tela, um dos maiores desafios do projeto. Para isso, Perkins adaptou uma TV OLED LG Signature de 88 polegadas, e a transformou numa tela sensível ao toque. Ele contou com a ajuda de uma fabricante especializada, que desenvolveu uma folha sensível ao toque do tamanho da tela, a qual foi fixada com um adesivo óptico de epóxi ultravioleta.
Além da tela, outros componentes, como os alto-falantes, o conjunto de três câmeras, os botões de volume e energia, e o botão de função especial, também precisaram ser recriados em escala.
O corpo do dispositivo foi montado a partir de uma estrutura de alumínio, projetada para sustentar os elementos maiores. Já para as câmeras, Perkins utilizou uma Canon EOS R5 e uma Sony RX10 Mark IV para simular a funcionalidade da lente telefoto do iPhone 15 Pro Max. Definitivamentem, um setup sofisticado e caro.
Sistema operacional alternativo
Apesar de todos os esforços para replicar o iPhone, os criadores se depararam com uma limitação: o sistema operacional. Como o iOS da Apple é um sistema fechado, não foi possível instalá-lo na réplica. Apesar disso, os YouTubers optaram por utilizar o sistema Android com o Bliss OS, que emulou a interface do iPhone por meio de um tema personalizado.
Curiosamente, essa adaptação permitiu que eles instalassem o jogo “Flappy Bird”, um clássico que não está mais disponível para os usuários de iPhones há quase uma década.
Testes e funcionalidades da réplica – e quanto custou?
Uma vez finalizada, a réplica gigante foi colocada à prova nas ruas de Londres. Maini e seus amigos testaram as funcionalidades do dispositivo, que conseguiu realizar pagamentos via tap-to-pay (tecnologia contactless), enviar e-mails e até fazer videochamadas.
O enorme tamanho e a tecnologia necessária para sua execução já sugerem que o projeto não foi barato. Muito pelo contrário! O valor estimado para a construção da réplica do iPhone 15 Pro Max de 2 metros foi de 70 mil dólares!
Mas o mais importante: ele conseguiu emular o aparelho da Apple? Sim, o smartphone foi capaz de desempenhar muitas das funções básicas de um iPhone normal.
E você pode ver o processo de construção no vídeo do canal Mrwhosetheboss: