Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA), o problema impede que o alerta de baixa pressão permaneça ativo entre ciclos de direção, o que pode comprometer a segurança dos motoristas.

Risco aumentado de acidentes

Conforme comunicado pela NHTSA, a condução com pneus descalibrados pode elevar significativamente o risco de acidentes. O órgão alertou que a ausência de um aviso claro pode levar os motoristas a negligenciarem a manutenção adequada da pressão dos pneus, essencial para a estabilidade e eficiência do veículo.

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Para corrigir o problema, a Tesla disponibilizou uma atualização de software por meio de seu sistema de conectividade remota, oferecida gratuitamente aos proprietários. A empresa informou que cartas notificando os clientes serão enviadas a partir de 15 de fevereiro de 2025, com instruções detalhadas sobre o procedimento.

Histórico de recalls da Tesla

Essa não é a primeira vez que a Tesla enfrenta desafios relacionados à segurança. Em 2024, o modelo Cybertruck já havia sido alvo de sete recalls, incluindo um incidente no mês passado envolvendo a falha no inversor de tração, que poderia levar à perda de potência nas rodas. Na ocasião, cerca de 2.400 unidades foram afetadas.

Ainda este ano, em julho, mais de 1,8 milhão de veículos da marca passaram por recall devido a problemas relacionados ao travamento do capô.

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Embora o número de recalls tenha crescido, a Tesla tem buscado soluções rápidas e disponibilizado atualizações remotas para resolver falhas, visando minimizar os transtornos dos clientes.

Orientações para os proprietários de Teslas afetados

Os donos dos veículos incluídos no recall são orientados a verificar se seus carros já receberam a atualização automática. Caso contrário, podem entrar em contato com a Tesla para agendar uma inspeção. Informações adicionais estão disponíveis nos sites oficiais da empresa e da NHTSA.

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Possui também título de Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação-EMC UFG. Por meio da escrita, compartilha conhecimentos e orientações práticas com foco em áreas da ciência, tecnologia e temas relacionados.

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