Nos últimos anos, as inteligências artificiais têm feito bastante sucesso, sobretudo com a chegada dos chatbots, como o ChatGPT. Por conta disso, foi possível acompanhar diferentes tipos de interações entre ser humano e máquina, o que gerou algumas dúvidas. Entre elas, a que mais se destaca é se a forma como tratamos a IA pode afetar seu desempenho.
O que dizem os especialistas?
Recentemente, uma publicação no Reddit levantou algumas discussões sobre o uso de chatbots. Isso porque um usuário afirmou que, ao oferecer US$ 100 mil para a inteligência artificial resolver uma tarefa, ela passou a se esforçar mais. Ele ainda aponta que percebeu diferenças significativas entre esse prompt e os outros, que costumam ser mais diretos. Com isso, outros internautas adicionaram alguns comentários.
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Em alguns casos, as pessoas indicavam que tratar a máquina com gentileza também pode melhorar seu desempenho. Segundo os especialistas, esse é um “problema” real em qualquer chatbot e é conhecido como “prompt emocional”.
Por que os chatbots reagem dessa forma?
De acordo com uma pesquisa publicada pela Universidade Normal de Pequim, os modelos de inteligência artificial, como o ChatGPT, podem ser mais eficazes quando o comando demonstra um senso de urgência. Já os engenheiros e desenvolvedores da Anthropic, uma empresa responsável pelo desenvolvimento de IAs, perceberam que era possível evitar discriminação por raça e gênero em seu chatbot.
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Nesse caso, precisaram utilizar bastante gentileza no prompt. No entanto, é importante ter em mente que essas máquinas não são tão complexas quanto os humanos. No final, elas apenas reproduzem e preveem os textos de acordo com os dados aos quais são expostas. Ou seja, esse tipo de prompt, na verdade, apenas consegue ativar partes que antes não eram utilizadas.
Inclusive, elas também podem ser utilizadas para propósitos negativos. Não é incomum encontrar relatos de pessoas que manipulam os bots para ajudá-los a cometer alguns crimes, como invadir a conta de alguém em uma rede social.