Seguro auto cobre danos por inundações? Saiba a resposta!

Você sabe se o seu seguro auto cobre danos por inundações? Muitos motoristas têm essa dúvida, especialmente considerando as variações nos pacotes de seguros disponíveis no mercado. As respostas para isso, entretanto, não são tão simples quanto parecem e é preciso ficar atento a alguns detalhes.

Como os seguro de automóveis tratam as inundações?

Com o aumento nos custos dos seguros, as empresas adotaram estratégias de personalização de apólices. Isso significa que, dependendo das coberturas adicionadas, o valor do prêmio pode variar bastante, o que é um dos detalhes a se levar em consideração.

LEIA MAIS: Afinal, o Tesla Cybertruck é realmente à prova de balas?

No geral, algumas apólices padrão cobrem questões como roubo, furto, danos a terceiros e despesas médicas. No entanto, para eventos específicos como inundações, é essencial verificar os detalhes do seu contrato onde constará essa especificidade. Empresas como a Youse, por exemplo, incluem a cobertura contra desastres naturais mesmo nos planos mais básicos, que englobam enchentes, danos causados por ventos fortes, granizo, quedas de objetos e mais.

Essa cobertura mais ampla é uma salvaguarda contra as surpresas da natureza, que podem trazer grandes prejuízos. Por isso, para confirmar se você está protegido, a melhor ação é consultar diretamente sua apólice. Curiosamente, muitas pessoas desconhecem que essa cobertura pode ser requisitada já na fase de cotação do seguro. Com ela, você se resguarda contra enchentes e também de outros desastres naturais como vendavais, granizo e até terremotos.

Mas você deve estar se perguntando: “Quanto isso vai me custar?” A resposta varia bastante, pois depende da seguradora e do tipo de plano escolhido. Não há um valor padrão, e a chave é pesquisar e comparar as opções no mercado para achar a que melhor se encaixa em suas necessidades, equilibrando cobertura e custo.

LEIA MAIS: Furacões, tufões e ciclones estão ficando piores com o tempo? Entenda!

Quando o seguro do automóvel não cobre inundações?

Entretanto, há situações em que a seguradora pode recusar a cobertura. Se o segurado se colocar em risco deliberadamente, como dirigir por uma área alagada por escolha própria, a seguradora pode ter fundamentos jurídicos para negar a indenização. Isso é ainda mais evidente em casos nos quais o dano é causado por água salgada, uma vez que aproximar o carro do mar é considerado um risco assumido pelo proprietário.

E se o pior acontecer e o carro sofrer danos severos? As seguradoras geralmente oferecem indenização integral se os custos de reparo superarem 75% do valor do veículo. Para danos menores, o custo é compartilhado: o motorista paga a franquia e a seguradora o resto.

  • Redatora de conteúdo criativa e versátil, com habilidade para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Especialista em artigos detalhados e bem pesquisados. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida.

carrossegurança
Comments (0)
Add Comment