Regra dos 5 segundos: é seguro comer alimentos que caem no chão?

A “regra dos cinco segundos” é uma crença popular que sugere que, se você pegar rapidamente um alimento que caiu no chão, ele ainda está seguro para consumo. Mas será que essa ideia tem base científica?

O que é a regra dos 5 segundos?

A “regra dos cinco segundos” é simples: alimentos que caem no chão por menos de cinco segundos supostamente não são contaminados, pois as bactérias não teriam tempo suficiente para se transferir.

Inclusive, essa crença é difundida globalmente, mas será que ela realmente protege você de ingerir alimentos contaminados?

LEIA MAIS: Por que pimenta faz o nariz escorrer? Entenda a ciência por trás!

Estudos científicos: o veredito

Diversas pesquisas foram conduzidas para testar essa regra. A seguir, vamos mostrar alguns dos principais estudos:

1. O estudo pioneiro de Jillian Clarke (2003)

Jillian Clarke, da Chicago High School for Agricultural Sciences, conduziu um experimento com ladrilhos contaminados por Escherichia coli. No teste, ela derrubou alimentos como biscoitos e gomas sobre os ladrilhos por apenas cinco segundos.

O resultado? As bactérias foram transferidas rapidamente para o alimento, contrastando com a ideia de que o pouco tempo de exposição ao chão seria seguro.

2. Pesquisas de Paul Dawson e a Salmonella (2007)

Na Clemson University, o cientista Paul Dawson testou a transferência de Salmonella typhimurium para alimentos como salsichas.

No entanto, mesmo após menos de cinco segundos, mais de 99% das bactérias presentes no piso contaminado foram transferidas para o alimento.

3. Estudos de Anthony Hilton e os tipos de piso (2014)

Anthony Hilton, da Aston University, testou diferentes pisos (carpetes, azulejos e laminados) e alimentos com tempos de contato variando entre três e 30 segundos.

Desta forma, ele observou que, embora o tempo de exposição influenciasse a contaminação, a transferência bacteriana começava imediatamente.

Seus resultados também sugeriram que a “regra dos cinco segundos” tem diferenças, mas não é uma garantia de segurança.

4. A pesquisa de Donald Schaffner (2016)

Por fim, Donald Schaffner, da Rutgers University, estudou a transferência de Enterobacter aerogenes para alimentos como melancia, pão e gomas.

Ele concluiu que a contaminação ocorre instantaneamente, especialmente em superfícies lisas como aço inoxidável ou azulejos.

Então, sua pesquisa desmascarou a regra por completo, e mostrou que bactérias podem se transferir em frações de segundo.

Fatores que influenciam a contaminação

Embora os estudos desmintam a regra, vários fatores determinam o nível de contaminação de um alimento que cai no chão:

1. Tipo de superfície

Superfícies ásperas, como carpetes, tendem a transferir menos bactérias em comparação com pisos lisos. Mas, isso não significa que carpetes sejam completamente seguros.

2. Tipo de alimento

Alimentos úmidos, como melancia ou carne, são mais propensos a acumular bactérias devido à sua textura e retenção de umidade. Já alimentos secos, como biscoitos, têm menor risco, mas ainda podem ser contaminados.

3. Nível de contaminação do piso

De acordo com o microbiologista Charles P. Gerba, a cozinha é uma das áreas mais contaminadas da casa, superando até mesmo o banheiro em quantidade de bactérias. Isso porque pisos com restos de comida e alta circulação de pessoas oferecem condições ideais para a proliferação de micróbios como Salmonella e Campylobacter.

LEIA TAMBÉM: 5 alimentos que você pode fazer na air fryer… mas não imaginava!

É seguro comer alimentos do chão?

Bem, você já deve ter percebido com o que já apresentamos até aqui: de acordo com os especialistas, a resposta é um claro não. Inclusive, os estudos apresentados ressaltam que a transferência bacteriana é imediata, e não há como garantir que um alimento que caiu no chão esteja livre de micróbios perigosos.

Porém, é importante considerar o contexto. Isso porque nem todas as bactérias causam doenças graves, mas algumas, como Clostridium e Escherichia coli, podem resultar em intoxicação alimentar.

Dicas para evitar contaminações

Se você detesta desperdiçar comida, algumas precauções podem ajudar:

  • Enxágue o alimento: em frutas ou vegetais, lavar o alimento pode reduzir a contaminação, embora não elimine totalmente os micróbios.
  • Evite alimentos úmidos: alimentos com superfícies porosas, como carne, são mais difíceis de limpar.
  • Higienize o piso: manter o chão limpo reduz a quantidade de bactérias presentes, diminuindo o risco de contaminação.
  • Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

alimentosestudossaúde
Comments (0)
Add Comment