Com o fim do suporte ao Windows 10 marcado para outubro de 2025, muitos usuários se veem diante da decisão de migrar para o Windows 11 ou buscar alternativas para manter seu sistema seguro.
Pensando nisso, a Microsoft oferecerá um plano de suporte estendido por mais três anos, semelhante ao que foi aplicado ao Windows 7, garantindo atualizações de segurança para empresas e particulares que não conseguirem fazer a transição para o novo sistema operacional.
LEIA MAIS: 8 dicas para manter a segurança dos idosos na Internet
No entanto, essa extensão de segurança não é gratuita e terá um custo anual nada barato de 61 dólares por PC. Entenda tudo em detalhes!
O que esperar da extensão de segurança para o Windows 10?
Durante os três anos de suporte estendido, os usuários terão acesso a atualizações de segurança e correções essenciais para manter seus sistemas protegidos contra ameaças cibernéticas.
Mas, é importante ressaltar que essa solução não é uma alternativa de longo prazo, sendo recomendada pela Microsoft apenas como uma “ponte temporária” para facilitar a transição para versões mais recentes e compatíveis do sistema operacional.
Embora a extensão de segurança ofereça uma solução para aqueles que não podem ou não desejam migrar para o Windows 11 imediatamente, é importante considerar os custos envolvidos.
Além disso, deve-se ponderar sobre a viabilidade de manter o Windows 10 após o fim do suporte oficial. Mesmo com as atualizações de segurança garantidas pela extensão, os usuários ainda estarão utilizando um sistema operacional que não recebe mais atualizações de recursos e pode se tornar obsoleto ao longo do tempo.
Windows 11: vale a pena atualizar?
Após três anos de seu lançamento, o Windows 11 ainda enfrenta desafios em sua adoção e evolução. Embora ofereça uma experiência visual interessante e recursos adicionais, como o Snap Layouts e o modo de foco aprimorado, o sistema ainda precisa cumprir algumas de suas promessas e enfrenta críticas em relação à sua compatibilidade e desempenho, como o sistema de widgets limitado às extensões fornecidas pela Microsoft.
Além disso, a compatibilidade com máquinas mais antigas tem sido uma preocupação para muitos usuários, dificultando a migração para o novo sistema operacional.
LEIA MAIS: Modo privado do Chrome: Google armazena dados de usuários e terá que apagá-los
Porém, desde seu lançamento, que ocorreu em 2021, o Windows 11 já apresentou melhorias em termos de experiência de uso e produtividade.
Para aqueles que possuem um sistema compatível e buscam uma experiência visual mais moderna, o Windows 11 pode valer a pena.
Em todo caso, a decisão de atualizar o aparelho deve ser ponderada, levando em consideração as necessidades e expectativas individuais de cada usuário. Você já fez o upgrade?