O Procon de São Paulo apresentou a lista das empresas que mais receberam reclamações durante o ano de 2023, revelando os setores que precisam aprimorar seu atendimento e mostrando a crescente vigilância do público sobre os serviços utilizados. De gigantes do turismo a grandes bancos, o ranking revela onde a insatisfação dos clientes atingiu seu ápice.
Turismo liderando em insatisfação
Para dar início à lista, duas empresas do setor de turismo ocupam as primeiras posições, refletindo problemas significativos nessa área. Hurb Technologies S/A e Grupo 123 Milhas são as principais personagens desse cenário, destacando-se pelas dificuldades que os consumidores enfrentaram para obter os serviços prometidos.
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Ambas com um modelo de negócios focado em flexibilidade e preços acessíveis, encerraram o ano sob a análise do Procon-SP devido a falhas operacionais graves.
Serviços essenciais em destaque
Logo em seguida, a Enel aparece na terceira posição. A empresa fornecedora de energia elétrica em São Paulo é citada por falhas na distribuição e demora no restabelecimento dos serviços, lembrando que até as necessidades básicas dos consumidores enfrentaram desafios ao longo do ano.
Setor bancário e tecnologia
Itaú Unibanco e Bradesco, duas grandes instituições financeiras, também integram o ranking, evidenciando as dificuldades enfrentadas pelos consumidores no universo financeiro. Problemas relacionados aos serviços e ao atendimento ao cliente colocaram essas instituições em destaque nas reclamações.
As plataformas de compras online, Shopee e Mercado Livre, e a empresa de tecnologia Samsung, também figuram na lista. Isso mostra que, no ambiente digital, os consumidores estão igualmente atentos e exigentes.
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Telecomunicações e outros setores
A América Móvil (que engloba Claro, Net, Embratel, Nextel) e a Ikeg, uma marca menos conhecida de copos térmicos, finalizam o ranking, completando a diversidade de setores que enfrentaram a insatisfação dos consumidores.