Responda com sinceridade: você costuma apagar os contatos antigos do WhatsApp? Sim, aqueles com quem nem fala mais? Pois é, embora seja normal deixar essa turma no esquecimento, o ideal é que os números dessas pessoas não permaneçam ali, salvos no seu telefone. Além de desnecessário, mantê-los na agenda pode até se tornar um risco para sua privacidade, sabia?
O mesmo vale para os contatos que mudam de número e continuamos mantendo o antigo. Mas, afinal, quais são esses riscos? E como resolver a situação para evitá-los?
Por que você não deve manter contatos antigos do WhatsApp?
Nem precisa falar muito do quanto o WhatsApp se tornou essencial para a comunicação digital diária. Afinal, a versatilidade da plataforma o tornou importante tanto para a vida pessoal quanto profissional.
E é justamente isso que explica a proliferação de contatos na agenda de qualquer pessoa usuária ativa. Com o tempo, é comum acumular números com os quais já não temos mais contato. Uma prática que, como já falamos, pode até parecer inofensiva inicialmente. Entretanto, acaba acarretando vários problemas lá na frente.
A princípio, o maior risco de manter contatos antigos no WhatsApp reside no fato de que os números de telefone não são permanentes. Em outras palavras, quando um usuário para de usar aquele código, a operadora o passa para outra.
Isso significa que um número de telefone que um dia pertenceu a um amigo ou colega de trabalho agora pode estar nas mãos de um completo estranho. Tenso, hein? Mas, não para por aí!
O cenário mais alarmante ocorre quando um número reciclado permanece registrado na sua lista de contatos sob o nome do antigo proprietário. Sem que você perceba, acaba compartilhando informações pessoais e atualizações diárias com um desconhecido.
O WhatsApp exibe a foto de perfil e o status dos seus contatos, permitindo que qualquer pessoa na sua lista tenha acesso a esses dados. Se você acidentalmente envia uma mensagem ou compartilha conteúdo com a pessoa, coloca sua segurança em risco.
Além disso, o histórico de conversas anteriores também permanece intacto no seu dispositivo. Algo que, consequentemente, leva a confusões e possíveis mal-entendidos se decidir retomar o contato sem saber que o número mudou de dono.
Por fim, esses riscos aumentam quando consideramos a quantidade de informações sensíveis que são trocadas diariamente no WhatsApp, desde localizações até documentos de trabalho.
Como evitar esses riscos no WhatsApp?
Já deu para ver que manter os contatos antigos no limbo do WhatsApp não é boa ideia, né? Então, para mitigar esses riscos, o ideal é fazer uma limpeza periódica na lista. A própria ferramenta ajuda a detectar se um número foi trocado de proprietário.
Você pode, por exemplo, verificar a foto de perfil do contato para confirmar sua identidade. Se notar uma mudança inesperada, é possível que o número tenha sido atribuído a uma nova pessoa. Nesses casos, o mais prudente é excluir da agenda.
O aplicativo também alerta se um contato atualizar seu número. Quando você receber essa notificação, certifique-se de registrar o novo e excluir o antigo da lista.
Aproveite e veja também como evitar que seu WhatsApp seja hackeado.
Como excluir um contato do WhatsApp?
De modo geral, excluir um contato no WhatsApp é um processo simples. Tanto em dispositivos Android quanto iOS, basta seguir estes passos:
- Primeiro, abra o WhatsApp e vá para a seção de “Chats”.
- Em seguida, selecione o contato que deseja excluir.
- Por fim, acesse as informações do contato e pressione “Excluir contato”.
Mas, atenção: embora você exclua o contato, o aplicativo mantém o histórico de conversas. Então, se não quiser mesmo deixar rastros, apague também o chat correspondente. Isso inclusive libera espaço de armazenamento no seu dispositivo, o que pode melhorar seu desempenho geral.
Além dos aspectos de segurança, eliminar contatos antigos no WhatsApp traz outros benefícios práticos. Uma lista de contatos mais organizada facilita a comunicação, permitindo que você encontre rapidamente as pessoas com quem realmente deseja falar.
Ademais, a exclusão de dados obsoletos libera espaço de armazenamento, o que é especialmente útil em dispositivos com capacidade limitada.
Então, já começou a excluir os contatos antigos do seu WhatsApp? Ou vai deixar o problema surgir?