Você já percebeu que o Google Maps, em algumas situações, sugere rotas um pouco mais longas? Não se preocupe, há uma boa razão para isso: o meio ambiente!
Nos últimos meses, o algoritmo do Google Maps recebeu uma atualização para priorizar rotas que podem demorar um pouco mais em termos de tempo. Por outro lado, ainda que mais longas, ajudam a economizar combustível. Antes, a prioridade sempre foi pela rota mais rápida e eficiente, considerando o tempo de viagem. Mas por que isso mudou?
LEIA MAIS: O que acontecerá se todo o gelo da Terra derreter? Essa simulação te mostra!
Por que o Google Maps agora indica rotas mais longas?
A principal razão por trás dessa mudança é o novo foco do Google Maps em rotas mais ecológicas. Sendo assim, em vez de considerar apenas o tempo de viagem, o app dá preferência a trajetos que são mais amigáveis ao meio ambiente.
Essa alteração faz parte de uma estratégia da empresa para reduzir a pegada de carbono e incentivar uma direção mais sustentável. Por isso, a plataforma passou a recomendar trajetos que ajudam a economizar combustível e a reduzir as emissões de CO₂.
Essas rotas ecológicas podem ser um pouco mais longas em termos de distância ou tempo. Ainda assim, sua configuração visa ser mais eficiente. Isso é possível porque o app analisa vários fatores, como dados de tráfego em tempo real para evitar áreas congestionadas.
LEIA MAIS: Como economizar a bateria do celular ao usar o Google Maps
Além disso, prefere rotas com menos curvas e mudanças de direção. Deste modo, permite uma velocidade mais constante, evitando terrenos que possam aumentar o consumo de combustível.
Como saber se o Google Maps indicou rotas mais ecológicas?
No Google Maps, uma folha verde indica a rota que oferece a maior economia de combustível ou energia entre as opções disponíveis. Essa recomendação considera o tipo de motor do seu carro, seja ele a gasolina, diesel, gás, híbrido ou elétrico.
Mas, se você preferir continuar utilizando as rotas mais rápidas, é simples ajustar. Ao planejar sua viagem, basta procurar entre as opções de rota e escolher a que não exibe o ícone da folha verde. Assim, você opta pelo caminho mais curto em termos de tempo.