Por que este país propôs migração para o Metaverso (e está conseguindo)?

O Metaverso surgiu como uma proposta de integração entre pessoas em outro ambiente que não o físico. A princípio, a ideia pode surgir como uma boa forma de interação, entretanto, algumas pessoas levaram essa proposta muito longe. Para além de indivíduos, um país propõe migração para o Metaverso como alternativa à sua extinção territorial.

Por que Tuvalu decidiu migrar para o Metaverso?

Tuvalu é o conjunto de algumas ilhas que ficam no Oceano Pacífico. Trata-se de um país pequeno tanto em território quanto em população: são cerca de 26 mil quilômetros quadrados e uma população de apenas 12 mil habitantes. Entretanto, essa pequena nação chamou bastante a atenção da imprensa internacional ao anunciar que quer migrar para o Metaverso.

LEIA MAIS: Alexa premium? Rumores apontam para cobranças da Amazon

No caso, o anúncio do desejo de migração aconteceu na COP27, no Egito, quando as autoridades de quase todos os países se reuniram para debater a crise climática. Na ocasião, o Ministro das Relações Exteriores e das Comunicações apareceu em um anúncio no qual destacava a situação precária do pequeno país.

Afinal, o aquecimento global, que provoca o derretimento das geleiras, está aumentando o nível do mar, o que põe em risco esse país que é quase inteiramente plano. Assim, a proposta de migrar para o Metaverso seria uma maneira de manter a comunidade unida e cultivar a cultura e política local.

A ideia consiste basicamente em recriar o território de Tuvalu no mundo digital, de modo que os habitantes da ilha possam continua se encontrando.

Tuvalu vai conseguir migrar para o Metaverso?

É um fato que o país deverá desaparecer nas próximas décadas, ainda mais levando em consideração a tendência de aquecimento. Segundo a ONU, os últimos 8 anos foram os mais quentes da história e nada se faz para diminuir a emissão de carbono. Porém, os cidadãos deste país podem encontrar dificuldade para manter o país vivo no Metaverso.

Para começar, o Direito Internacional estabelece que uma nação deve ter, propriamente, um território. De acordo com o site Jus Brasil, o direito internacional apenas reconhece como nação as populações em territórios existentes.

LEIA MAIS: Implantação de ‘caixa preta’ em carros será obrigatória na UE já em 2024

Por isso, a maioria dos países ainda não admitiu reconhecer Tuvalu como um país após a migração para o Metaverso. Ainda assim, segundo a página Tuvalu.tv, doze territórios já assinaram acordos para reconhecer a soberania do conjunto de ilhas mesmo no meio digital.

Enquanto isso, o país avança em investimentos para armazenar arquivos e informações na nuvem e estimula a população a fazer o mesmo.

  • Redatora apaixonada e dedicada, com formação em Comunicação Social. Ao longo de sua carreira, já colaborou com várias publicações online, escrevendo sobre temas que vão desde saúde e bem-estar até tecnologia e inovação.

metaverso