Paris 2024: 8 fatos e detalhes interessantes sobre a Torre Eiffel

A Torre Eiffel é um dos monumentos mais famosos de todo o mundo, mas há muitos detalhes sobre ela que talvez você ainda não conheça. Pensando nisso, e no clima das Olimpíadas 2024, separamos abaixo alguns desses fatos e detalhes sobre a Dama de Ferro de Paris que podem te deixar surpreso.

1. Protestos contra a construção

Antes de sua construção, a Torre Eiffel enfrentou muita resistência. Um grupo de 300 artistas e intelectuais, incluindo nomes famosos como Guy de Maupassant e Alexandre Dumas Jr., assinaram uma petição contra o projeto. Além disso, eles consideravam a torre uma monstruosidade sem propósito.

No entanto, esses protestos não impediram a construção, e a Torre Eiffel se tornou um grande sucesso.

LEIA MAIS: Por que os cães levantam a pata para fazer xixi? Entenda o motivo!

2. Foi a estrutura mais alta do mundo

Quando foi concluída em 1889, a Torre Eiffel se tornou a estrutura mais alta do mundo, um título que manteve por 41 anos. Ela só foi superada em 1930 pelo Chrysler Building em Nova York.

Mesmo assim, com a adição de uma antena em 1957, a torre ganhou 67 pés adicionais (aproximadamente 20 metros), temporariamente retomando o título de estrutura mais alta, com um total de 1.083 pés (aproximadamente 330 metros).

3. Um sucesso imediato

Apesar das críticas iniciais, a Torre Eiffel foi um sucesso instantâneo entre o público. Para se ter uma ideia, na Feira Mundial de 1889, quase 2 milhões de pessoas a visitaram, gerando uma receita significativa com a venda de ingressos. Inclusive, a popularidade da torre contribuiu para o sucesso financeiro da feira.

4. Planejada para ser temporária

Originalmente, a Torre Eiffel não era para ser uma estrutura permanente.  Isso porque ela foi planejada para ser desmontada em 1909.

No entanto, a estrutura ganhou um novo propósito como uma antena de telegrafia, o que garantiu sua permanência. Durante a Primeira Guerra Mundial, a antena foi essencial para as comunicações francesas, ajudando a interceptar transmissões alemãs.

5. Fechada durante a ocupação nazista

Durante a ocupação nazista de Paris, de 1940 a 1944, a Torre Eiffel foi fechada ao público.

Os combatentes da resistência francesa cortaram os cabos dos elevadores para dificultar o acesso dos soldados nazistas ao topo da torre.

Além disso, Hitler ordenou que a torre fosse destruída junto com o resto da cidade, mas felizmente essa ordem nunca foi cumprida.

6. Altura original e mudanças durante o inverno

Quando foi concluída, a Torre Eiffel tinha uma altura de 985 pés (300 metros). Essa altura, no entanto, não é fixa.

Isso porque, durante o inverno, a estrutura pode encolher até seis polegadas (aproximadamente 15 centímetros) devido às baixas temperaturas.

7. Três níveis de experiência

A Torre Eiffel possui três níveis acessíveis aos visitantes. No primeiro nível, a 189 pés de altura (aproximadamente 57 metros), há uma área de observação, lojas de souvenirs, exposições de história e arte, um pavilhão ao ar livre, a Madame Brasserie e um piso transparente.

Além disso, o segundo nível, a 379 pés (aproximadamente 115 metros) também possui uma área de observação, lojas e o famoso restaurante Júlio Verne.

LEIA TAMBÉM: 9 dicas e truques para criar uma casa minimalista e elegante

Por fim, o nível superior, a 905 pés (aproximadamente 275 metros), oferece vistas espetaculares de Paris, um bar de champanhe, a recriação do escritório de Eiffel e mapas panorâmicos para identificar marcos da cidade.

8. Requer pinturas com até 60 toneladas de tinta

A Torre Eiffel tem a pintura renovada a cada sete anos para protegê-la da corrosão. E esse processo envolve cerca de 60 toneladas de tinta.

A manutenção é uma operação complexa e cuidadosa, realizada pela Société d’Exploitation de la Tour Eiffel (SETE), que emprega mais de 500 pessoas em diversas funções, desde guias turísticos até funcionários de segurança e de restaurantes.

E você, sonha em visitar o espaço? Tenho certeza de que sim!

  • Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

Comments (0)
Add Comment