Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior velocidade e contar com recursos avançados.

O que são portas USB azuis?

As portas USB azuis seguem os padrões USB 3.0, introduzido em 2008. Há ainda aquelas de padrão verde-azulado, que seguem o padrão USB 3.1 Gen 1. Ambas trouxeram grandes avanços em comparação às portas USB 2.0, as quais geralmente mantêm o padrão de cor preta ou branca.

As portas USB 3.0 são indicadas pela coloração azul

Algumas das vantagens associadas a essas portas azuis são:

Velocidade de transferência de dados

As portas USB 3.0 podem alcançar velocidades de transferência de até 5 Gbps, cerca de dez vezes mais rápidas que os 480 Mbps das portas USB 2.0. Isso significa que eles são capazes de realizar transferências de arquivos pesados, como vídeos ou backups extensos, com alta velocidade.

LEIA MAIS: Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Comunicação full-duplex

Ao contrário das portas USB 2.0, que permitem apenas enviar ou receber dados por vez, as portas USB 3.0 suportam transmissão simultânea nos dois sentidos. Isso permite, por exemplo, fazer upload de arquivos enquanto outros são baixados, sem perda de desempenho.

Compatibilidade retroativa

As portas USB 3.0 são compatíveis com dispositivos USB 2.0, então você pode utilizar até mesmo aqueles aparelhos mais antigos nessa porta. Nesses casos, a velocidade fica limitada ao padrão mais antigo. Porém, ainda assim, essa flexibilidade é muito interessante, uma vez que garante a compatibilidade com equipamentos já existentes.

Diferenciais das portas teal

Além das portas azuis, algumas apresentam uma tonalidade verde-azulada ou teal, indicando o padrão USB 3.1 Gen 1 (SuperSpeed+). Essas portas entregam velocidades de até 10 Gbps, o dobro do desempenho das portas azuis tradicionais.

As portas USB 3.1 Gen 1 são indicadas pela coloração verde-azulada

Assim como no caso anterior, elas também mantêm compatibilidade retroativa com dispositivos de gerações anteriores (USB 3.0 e 2.0), garantindo versatilidade no uso.

Por que as cores das portas USB são importantes?

Compreender a função das cores das portas USB ajudará você a otimizar o uso de dispositivos e economizar tempo. Portas azuis e teal, por exemplo, potencializam tarefas que exigem alta velocidade e desempenho, como transferência de grandes arquivos ou multitarefas. Então se você tem essa porta à disposição no seu computador e seu dispositivo USB é compatível, por que não utilizá-la?

Além disso, temos o outro lado da moeda. Afinal, o que acontece se você conectar um dispositivo USB 3.0 a uma porta USB 2.0?

Bem, nesses casos, como já mencionamos anteriormente, a velocidade de transferência ficará limitada ao modelo mais antigo (2.0). Outro ponto importante é que alguns recursos específicos do USB 3.0, como a comunicação full-duplex (enviar e receber dados simultaneamente), também não estarão disponíveis.

LEIA TAMBÉM: 5 coisas para saber antes de comprar um celular Android

Deste modo, o dispositivo ainda será funcional para tarefas básicas, como transferência de arquivos menores e carregamento de energia, mas não atingirá todo o seu potencial de desempenho.

Por isso, ao utilizar seu computador, observe as cores das portas USB disponíveis. Escolher a porta certa pode turbinar sua produtividade e facilitar o trabalho diário.

E você sabia dessas informações? Se deseja compartilhar suas experiências ou dúvidas sobre o uso dessas tecnologias, deixe seu comentário!

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Possui também título de Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação-EMC UFG. Por meio da escrita, compartilha conhecimentos e orientações práticas com foco em áreas da ciência, tecnologia e temas relacionados.

computadoresusb
Comments (0)
Add Comment