Os casos de golpe na internet, infelizmente, estão cada vez mais sofisticados e frequentes. Só para ilustrar, em 2023, houve um aumento de 35% nas ocorrências, de acordo com o site TI Inside. A questão é que a turma aprimora as táticas para enganar os usuários e usuárias e, depois, roubar informações pessoais. Também são roubados dados bancários e dinheiro.
Por isso, é muito importante aprender a reconhecer e reagir corretamente a essas fraudes para evitar prejuízos maiores e auxiliar na recuperação do que foi perdido. Para ajudar, trouxemos algumas dicas para aumentar sua segurança na internet e, principalmente, evitar se tornar mais uma estatística.
Tipos mais comuns de golpe na internet
Antes de tudo, é importante conhecer os tipos de fraudes mais comuns no mundo digital para saber como agir. Sendo assim, os golpes mais frequentes são:
- Phishing: E-mails, mensagens ou sites falsos que imitam empresas confiáveis para roubar dados pessoais, como senhas e informações bancárias.
- Golpes de engenharia social: Manipulação psicológica para obter informações ou dinheiro, geralmente por meio de falsas emergências ou pedidos de ajuda.
- Fraudes em compras online: Ofertas em sites falsos ou de baixa reputação, onde o usuário paga, mas não recebe o produto ou serviço prometido.
- Ransomware: Tipo de software malicioso que bloqueia o acesso ao sistema ou arquivos e exige um resgate para liberá-los.
- Golpes em redes sociais: Perfis falsos ou clonagem de contas para pedir dinheiro a amigos e familiares da vítima.
- Esquemas de investimento fraudulento: Promessas de altos retornos em investimentos fictícios, como pirâmides financeiras.
Pois é, a criatividade dos criminosos para criar problemas é infinita. Então, como evitar cair em qualquer um desses golpes na internet?
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Reconhecendo a fraude: o primeiro passo para a segurança
Uma das melhores maneiras de evitar um golpe é reconhecê-lo. Embora os métodos variem, o modus operandi tende a seguir um padrão. E é exatamente isso que ajuda a identificar uma possível fraude. Por exemplo:
- Uso de URLs suspeitas ou com erros, às quais devemos ter atenção.
- Falta do protocolo “https://” no início do endereço, o que indica a segurança do site.
- Mensagens de remetentes desconhecidos, como bancos e serviços de entrega (que você nem pediu). Nesse caso, não abra nenhum deles.
- Desconfiar de ofertas muito abaixo do valor de mercado que, geralmente, são algum tipo de golpe na internet.
- Verificar se há informações suficientes sobre a empresa.
- Desconfiar de e-mails com domínios genéricos (como @gmail.com) se passando por grandes empresas.
- Ficar atento ao tom de urgência em mensagens, pressionando para ação imediata.
- Investigar números de seguidores e tipos de postagens ao suspeitar de algum perfil falso nas redes sociais.
As próprias empresas costumam enviar alertas sobre e-mails fraudulentos. Portanto, fique atento a esses comunicados.
Caiu em um golpe na internet? Saiba o que fazer!
Ok, ocorre que, mesmo tomando todos os cuidados, ninguém está imune a cair em uma fraude. Se isso acontecer, é importante agir imediatamente para minimizar os danos e prejuízos.
Interrompa contato com o golpista e não faça novos pagamentos
Antes de tudo, assim que identificar a fraude, corte toda a comunicação com a pessoa. Em seguida, bloqueie o contato para evitar novas tentativas de manipulação. Para exemplificar, alguns golpistas até fazem ameaças à vítima.
Um dos perigos de manter esse contato é que o fraudador ainda exige dinheiro para recuperar aquilo que a vítima perdeu. Mas não caia nesta armadilha de pagar taxas adicionais. Trata-se apenas de mais uma tentativa fraudulenta de tirar mais dinheiro de você.
Informe imediatamente seu banco
Caso o golpe na internet envolva informações bancárias ou uso do cartão de crédito, entre em contato com seu banco ou operadora para reportar. Isso é fundamental se, no processo, você fez algum pagamento. Embora traga o transtorno de congelar a conta, a ação impede movimentações não autorizadas.
Para o Pix, utilize o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central, sobre o qual já discutimos por aqui.
Avise seus contatos caso perca acesso a contas
Informe seus amigos e conhecidos sobre a perda de acesso às suas contas de redes sociais para prevenir novos golpes. Peça que não atendam a qualquer tentativa de interação e denuncie o perfil.
Altere suas senhas
Outra ação importante é modificar as senhas de suas redes sociais, aplicativos bancários e e-mails. Da mesma forma, faça isso em qualquer conta que possa ser comprometida com o golpe. Após trocar, prefira senhas fortes e ative a autenticação de dois fatores.
Revise o histórico de atividades das contas
Verifique o histórico de login e de atividades das contas comprometidas. Isso pode ajudar a identificar acessos não autorizados e fornecer informações úteis para o banco ou autoridades.
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Verifique a segurança do seu dispositivo
Use um gerenciador de senhas para armazenar e criar senhas fortes, e sempre tenha atenção ao instalar aplicativos e softwares. Prefira sempre fontes oficiais e evite baixar arquivos de locais desconhecidos.
Armazene provas do golpe
Mantenha prints e registros de mensagens trocadas com o golpista, comprovantes de pagamento e qualquer outra informação relevante. Esses dados podem ser úteis para investigações e para contestar cobranças.
Registre um boletim de ocorrência
Por fim, um dos passos mais importantes é registrar o boletim na delegacia local ou online para contestar compras e ajudar na identificação do golpista.