Se você tem um smartphone antigo, sabe como pode ser difícil decidir o que fazer com ele. Vender pode ser uma opção viável, mas nem sempre compensa ou atende ao valor emocional e prático do aparelho. Assim, em vez de deixá-lo esquecido em uma gaveta, que tal dar um novo propósito a ele? Com isso em mente, aqui estão cinco ideias criativas e úteis para reutilizar seu antigo celular.
1. Telefone de backup para emergências
Ter um telefone reserva pode ser mais útil do que parece. Imagine que seu smartphone principal precise de reparos inesperados ou que você o perca. Nesse contexto, um telefone antigo configurado como backup garante que você permaneça conectado, evitando correrias para substituir o dispositivo.
Além disso, ele pode funcionar como um dispositivo para emergências. Em viagens longas, por exemplo, principalmente em locais afastados, um smartphone extra totalmente carregado pode ser um salva-vidas. Inclusive, mesmo sem um plano ativo, muitos dispositivos conseguem ligar para serviços de emergência.
LEIA MAIS: 5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio
2. Dispositivo GPS para o carro
Se você dirige regularmente, certamente já percebeu o quanto é útil ter um GPS confiável. Você deve saber também o tanto que esse recurso consome da bateria do seu celular. Para lidar com isso, um smartphone antigo pode se tornar um navegador GPS exclusivo, evitando assim que o telefone principal fique ocupado ou acabe a bateria.
Além disso, ao escolher utilizar seu smartphone antigo como GPS, você terá a vantagem adicional de evitar distrações causadas por notificações de outros aplicativos.
Assim, após limpar os aplicativos desnecessários do aparelho antigo, recomendamos que você instale os já bem conhecidos Google Maps, Waze ou outro app de navegação de sua escolha. Depois, adquira um suporte para fixar o dispositivo no painel ou no para-brisa para facilitar a sua visualização enquanto estiver dirigindo.
3. Player de música
Uma outra maneira bem útil de aproveitar o seu smartphone antigo, é utilizá-lo como um tocador de música exclusivo. Isso permite que você utilize um aparelho dedicado para evitar distrações, ou então para não passar por aquele inconveniente de ouvir um áudio no celular e ele sair na caixa de som para todo mundo ouvir.
Então, com aplicativos de streaming como Spotify e Deezer, você pode criar playlists e até baixar músicas para ouvir offline no seu aparelho antigo. Sem notificações de redes sociais ou mensagens para atrapalhar a reprodução de músicas, você pode focar só no som.
Para isso, basta limpar o telefone, reinstalar o sistema ou apagar aplicativos desnecessários e baixar seu serviço de música preferido.
4. Leitor de livros e notícias
Transformar o smartphone antigo em um e-reader dedicado é uma outra alternativa. Você pode, por exemplo, baixar aplicativos como Kindle, Kobo ou Google Livros e ter acesso a uma biblioteca digital na palma da mão. Sem notificações e outros aplicativos distraindo, a leitura certamente se torna mais focada e agradável.
Além disso, adicionalmente à leitura de livros, ele pode ser usado para leitura de notícias e artigos em plataformas como Flipboard ou Pocket.
Por fim, para maior conforto, não se esqueça de ajustar o brilho da tela e usar o modo leitura para reduzir o cansaço visual. Você pode usar também o modo noturno do aparelho ou de aplicativos específicos para tornar a leitura mais agradável aos olhos.
LEIA TAMBÉM: 6 ajustes para fazer a bateria do seu Galaxy Watch durar mais
5. Controle remoto inteligente
Nossa última dica é transformar o seu smartphone antigo em um controle remoto universal para a casa. Afinal, muitos aparelhos modernos, como TVs, decodificadores, aparelhos de som e até ar-condicionados, são compatíveis com aplicativos que permitem o controle remoto via Wi-Fi ou infravermelho.
Se o seu dispositivo tiver um sensor infravermelho embutido, como é o caso de alguns modelos da Xiaomi, basta baixar um aplicativo como Mi Remote para configurá-lo. Caso contrário, ele pode funcionar como controle para dispositivos conectados à internet, usando aplicativos como Roku, LG ThinQ ou Samsung SmartThings.
Essa reutilização, além de prática, ajuda a evitar a bagunça de controles físicos espalhados pela casa.