Nos últimos anos, a internet tem sido inundada por um fenômeno crescente: o “slop“. Diferente dos tradicionais chatbots interativos, o slop não procura atender às necessidades ou responder perguntas dos usuários. Seu propósito é gerar conteúdo de aparência humana, muitas vezes sem valor, com o intuito de manipular algoritmos de busca e aumentar o tráfego para sites, visando lucro via publicidade.
O slop atualmente é um dos grandes desafios para a qualidade da experiência online, já que, ao preencher a web com material enganoso e superficial, ele faz os usuários perderem tempo, e contribui para a proliferação de desinformação e a poluição digital.
O que é o slop?
Como já adiantamos, o slop são textos gerados automaticamente com o uso de inteligência artificial, sem que o conteúdo tenha passado por uma revisão e intervenção humana. Assim, ele não busca responder a perguntas ou atender às necessidades dos leitores. Seu principal objetivo é preencher a web com material que parece feito por humanos, visando gerar receita por meio de publicidade e manipular algoritmos de busca para atrair mais visitas.
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Os impactos negativos são muitos, dentre os quais podemos citar:
1. Perda de tempo dos usuários
O maior impacto negativo do slop é o tempo desperdiçado pelos usuários ao tentar encontrar conteúdo relevante. Com a proliferação de textos e imagens gerados por IA, torna-se cada vez mais difícil distinguir entre informações úteis e lixo digital.
2. Desinformação
Um slop pode facilmente conter informações incorretas ou enganosas. Exemplos incluem artigos de viagens que destacam locais inexistentes ou textos com pessoas e nomes inventados, fruto das alucinações de IA.
A situação torna-se ainda mais grave quando o conteúdo diz respeito a assuntos financeiros ou de saúde. Afinal, eles podem causar danos enormes à vida do usuário que acessar aquela informação incorreta ou superficial.
3. Poluição digital
A internet está se tornando um “lixão digital” (não se ofendam), com a quantidade crescente de slop. E isso vai além de afetar a experiência do usuário, uma vez que também sobrecarrega os servidores e os recursos de armazenamento.
Adicionalmente, afeta produtores de conteúdos que produzem materiais de qualidade, já que mecanismos de busca ainda estão aprendendo como separar textos criados e/ou revisados por humanos, de materiais gerados puramente por ferramentas de inteligência artificial. Como resultado, os usuários podem ser apresentados a páginas de baixa qualidade, em detrimento às realmente de valor, contribuindo assim para a degradação geral da qualidade do conteúdo online.
4. Impacto na publicidade
O slop também prejudica a indústria de publicidade digital. Isso porque usuários mais atentos começam a desconfiar de anúncios, acreditando que sejam gerados por IA. Isso significa que a eficácia das campanhas publicitárias pode ser reduzida e afetar negativamente as receitas das empresas.
Como evitar o Slop?
Evitar o slop pode ser um desafio, mas com algumas práticas simples, é possível minimizar sua exposição a esse tipo de conteúdo. Confira algumas medidas que você pode adotar:
1. Verificar as fontes das informações
Sempre que possível, verifique a origem do conteúdo que você consome. Principalmente para conteúdos sensíveis como saúde e finanças, prefira sites e blogs reconhecidos e confiáveis, que têm reputação a zelar e são mais propensos a publicar conteúdo revisado e de qualidade.
Isso significa, entretanto, que você deve ignorar sites menores, pois há muito conteúdo de valor neles também. Nesses casos, recomendamos que você fique atento aos sinais que trataremos no próximo tópico.
2. Educação digital
Aprender a identificar sinais de slop é importante. Um dos principais sinais de que você está diante de um slop é a presença de erros grosseiros de ortografia ou gramática, o que pode indicar que o conteúdo foi gerado automaticamente e sem revisão adequada.
Além disso, textos que não apresentam um autor identificado ou fontes confiáveis citadas também são suspeitos.
Outro indício comum de slop é a superficialidade das informações. Assim, se o texto parecer genérico, sem detalhes relevantes ou sem uma análise mais profunda sobre o tema, é provável que tenha sido criado com o único objetivo de preencher espaço.
Por fim, desconfie de conteúdos que parecem manipulativos, repletos de links ou anúncios excessivos, pois eles podem estar visando apenas atrair cliques, sem oferecer informações realmente úteis.
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3. Filtros de conteúdo
Configure filtros em seus navegadores e plataformas de mídia social para bloquear ou sinalizar conteúdos suspeitos. Muitas extensões e plugins são projetados para ajudar a melhorar a qualidade do conteúdo que você acessa.
4. Feedback e denúncia
Por fim, quando encontrar algum slop, reporte-o à plataforma onde foi publicado para ajudar a reduzir a disseminação desse tipo de conteúdo.
Ao fazermos isso, certamente você estará contribuindo para uma internet mais limpa, informativa e útil para todos. Vale a pena fazer a sua parte, não é mesmo?