Atenção, entusiastas do mundo automotivo! Tem novidade vindo por aí! O novo Jeep Avenger foi apresentado, recentemente, no Salão do Automóvel em Genebra, na Suíça. O veículo é uma versão híbrida do “baby Jeep”, irmão caçula do Renegade, e está prestes a agitar o mercado europeu.
A princípio, a Jeep não parece ter poupado esforços com o novo modelo. Ao apresentar seu mais recente lançamento, o Avenger 4xe, a marca mostrou que o veículo vem com um motor a combustão de 136 cavalos. Além disso, dois motores elétricos de 21 kW cada.
Desta forma, o objetivo é proporcionar uma potência elétrica que equivale a 28,5 cv. Esta combinação oferece uma experiência de condução 4×4 incomparável, destacando-se entre os SUVs híbridos.
Eficiência energética do novo Jeep Avenger
Sem dúvidas, um dos grandes trunfos do novo modelo é o motor 1.2 Puretech Turbo, graças à combinação um sistema híbrido-leve (MHEV) de 48 volts. O sistema não apenas melhora o desempenho, mas também reduz o trabalho sobre o motor a gasolina em momentos estratégicos.
Na prática, otimiza a eficiência energética. Ademais, o modelo tem câmbio automatizado com dupla embreagem, além das seis marchas e-DCS6 da Punch. Assim, o Avenger 4xe oferece uma transmissão mais suave e eficiente.
Inovação e sustentabilidade
Porém, o novo Jeep Avenger 4xe não é apenas sobre desempenho. Afinal, o próprio design é uma característica marcante dos carros da marca. E não é diferente no modelo mais recente.
Só para ilustrar, o carro impressiona visualmente com mudanças no desenho, incluindo para-choques estilizados e capô. A novidade é a aplicação da plataforma CMP, a mesma base utilizada no Peugeot 208 e Citroën C3.
Apelidado de “baby Jeep”, devido ao tamanho compacto, o modelo oferece um visual moderno e tecnologias avançadas a bordo. Destaque, sobretudo, para o sistema multimídia que traz conexão sem fio para Apple Carplay e Android Auto. Ou seja, uma experiência conectada e intuitiva.
Falando em dimensões compactas, o novo Jeep tem 4,08 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,52 m de altura e 2,56 m de entre eixos. Isso significa que o Avenger 4xe é a aposta da marca para o segmento de ‘’B-SUVs’’ de utilitários esportivos compactos.
Ao que tudo indica, seu lançamento promete transformar a maneira como encaramos a mobilidade urbana, combinando o DNA off-road da Jeep com a inovação híbrida. No entanto, a Jeep também teve a preocupação em desenvolver um modelo ecologicamente sustentável, ainda que em um 4×4.
Para isso, adotou a tecnologia “power looping” que, de modo geral, assegura tração total, seja qual for o nível de carga da bateria. Neste sentido, a pessoa que dirige experimenta uma condução contínua em estradas de diferentes performances.
Quando o novo Jeep Avenger chega ao Brasil?
A princípio, a estimativa é de que as encomendas para o carro na Europa comecem até o fim de 2024. Com isso, as primeiras unidades já devem ser entregues no começo de 2025.
No entanto, segundo informações apuradas pela Autoesporte, a Stellantis, empresa-mãe da Jeep, descartou a chegada do modelo ao Brasil, pelo menos por enquanto.
O novo Jeep Avenger 4xe surge oferecendo não apenas desempenho excepcional, mas também um compromisso ambiental. Já que não teremos a chegada do modelo em terras brasileiras, de repente, vale apostar em versões híbridas do querido Renegade, que já tem produção em massa na fábrica de Goiana.