Entusiastas e especialistas do mundo todo apontam a importância dos carros elétricos no futuro. No entanto, em muitos países, como o Brasil, é desafiador manter um desses veículos, especialmente devido ao alto valor. Ainda assim, várias empresas apostam no potencial dos carros elétricos, o que tem resultado no desenvolvimento de diversas tecnologias e ferramentas para esses modelos. Um exemplo é a evolução dos carregadores sem fio.
Recentemente, foi lançada uma versão capaz de carregar por completo um carro elétrico em apenas 40 minutos.
LEIA MAIS: 5 celulares indestrutíveis da atualidade para condições extremas
Novidades no setor de carros elétricos
Ao longo dos últimos anos, diversos modelos de carregadores sem fio foram lançados para carros elétricos. Entretanto, apresentavam algumas limitações, como o tempo prolongado necessário para abastecer os veículos. Felizmente, o Oak Ridge National Laboratory, nos Estados Unidos, desenvolveu um dispositivo capaz de carregar totalmente uma bateria em menos de uma hora. De acordo com os pesquisadores, ele é quase 10 vezes mais rápido do que outros modelos disponíveis no mercado.
Assim, o dispositivo é capaz de abastecer carros com 563 km de autonomia em apenas uma hora, como no caso do Hyundai Kona EV, que foi utilizado nos testes. Vale ressaltar que os testes foram realizados em um ambiente controlado, onde o veículo foi posicionado sobre um transmissor polifásico de 14 polegadas, resultando em uma transferência de energia quase duas vezes mais eficiente do que a realizada por um cabo convencional nesse processo.
LEIA MAIS: 5 benefícios da Alexa que vão levar sua casa para o futuro
Previsão de chegada ao mercado
Conforme os cientistas, o potencial do novo carregador é promissor. No entanto, é necessário realizar algumas adaptações para sua implementação, como a instalação da bobina receptora, que viabiliza a carga sem fio. Além disso, os postos de abastecimento precisam dispor da infraestrutura necessária para receber esses dispositivos. Portanto, estratégias conjuntas entre montadoras e redes de abastecimento, juntamente com incentivos para diminuir o custo dessas tecnologias, serão essenciais.
Nesse sentido, a Tesla já anunciou investimentos nessa tecnologia, o que tem animado os clientes da marca.